Publicidade

Como ativar o eSIM no iPhone?

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Setembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

Com a chegada da nova geração de seus smartphones, a Apple decidiu tirar a bandeja para o chip nas variantes estadunidense e porto-riquenha dos quatro novos celulares. Dessa forma, eles têm apenas suporte ao chip virtual eSIM. Felizmente, os modelos vendidos no Brasil ainda aceitam chip físico, mas também possuem o eSIM embarcado.

Pensando nisso, o Canaltech irá te ajudar a entender melhor a tecnologia, e ensinar de forma rápida como ativar o eSIM no iPhone. 

Basicamente, o eSIM é um chip que vem instalado de fábrica em cada dispositivo que funciona como um processador extra, assumindo o papel do SIM card mas podendo ser gerenciado virtualmente. Outra vantagem é que, em caso de perda, é mais difícil para um ladrão conseguir remover o seu número do telefone, funcionando como um mecanismo de segurança nesse sentido.

Continua após a publicidade

Qual iPhone aceita eSIM? 

Dessa forma, é importante lembrar que o eSIM permite adicionar um plano celular secundário no seu aparelho, sendo uma forma de possuir dois números de telefone em um iPhone. Além disso, nem todos os smartphones da Apple possuem suporte ao SIM virtual. Confira a lista de dispositivos compatíveis:

Continua após a publicidade

Outro detalhe válido de destaque é que o 5G funciona tranquilamente, mesmo quando usado o chip virtual. O 5G só está disponível do iPhone 12 Mini e iPhone 12 para cima, e deve ser cada vez mais comum encontrar modelos que suportam a nova conexão de rede. Por fim, a partir da linha iPhone 13 e do iPhone SE 2022, é possível ter dois eSIMs configurados. O Apple Watch também possui suporte ao eSIM, mas o método de configuração é diferente.

Como ativar o eSIM no iPhone?

Quando você for a uma operadora e solicitar a troca para o eSIM, ela oferecerá um QR Code necessário para ativação do chip virtual. Para configurar, acesse os “Ajustes”, toque em “Celular“ e depois em “Adicionar eSIM”. Com isso, o telefone habilitará a câmera para permitir a leitura do QR Code.

Continua após a publicidade

Depois da leitura realizada, você deve selecionar o botão “Adicionar Plano Celular” na parte inferior da tela. Com isso, ele permitirá que você defina um nome para esse eSIM, e então perguntará qual chip será o padrão, caso você já tenha um SIM instalado, seja física ou virtualmente. Após aguardar um pouco, ele estará configurado e você já poderá usar o celular normalmente.