Como ativar e cadastrar chip da Claro | Guia Prático
Por Rodrigo Folter | Editado por Guadalupe Carniel | 23 de Junho de 2022 às 18h30
Ativar e cadastrar chip da Claro no seu celular é um processo simples para quem trocou de número ou está adquirindo uma segunda linha e precisa configurar o novo chip da operadora e usá-lo em questão de minutos.
Fique atento a algumas informações na hora de configurar o chip SIM, como a localização e o formato adequado, introduzindo de maneira segura. Além disso, vale a pena ficar atento a quantos números pré-pagos estão vinculados ao seu CPF.
Como ativar o chip da Claro
Para fazer a ativação, é necessário antes de tudo desligar o aparelho e inserir o chip na bandeja. A operada orienta utilizar o SIM 1 após comprar o chip para melhor experiência de navegação, mas fica ao seu critério definir a bandeja.
Uma vez que tenha inserido, é possível fazer a ativação da seguinte forma:
- É necessário ligar o aparelho e aguardar o início da ativação;
- Um SMS chegará com o número de sua linha;
- Além disso, será necessário, como indicado pela mensagem de texto, reiniciar seu aparelho;
- Outro SMS será enviado a você, com um link para cadastrar a linha;
- Pronto! Dessa forma seu chip já está ativado.
Como cadastrar um chip da Claro
Após a ativação e reinicialização do aparelho, certifique-se que seu celular está desconectado da internet. O usuário tem três caminhos que pode optar para cadastrá-lo: clicando no link recebido por SMS ou entrando em contato via telefone no número *555# e cadastrar via mensagem, ou através do *555 para cadastro via voz.
Se sentir necessidade, é possível até a loja da Claro mais próxima de sua casa para ter assistência de um atendente, em todo caso as seguintes informações terão que ser apresentadas:
- Data de nascimento;
- Número do CPF e estado onde foi emitido;
- Documento com foto (RG ou CNH);
- CEP de sua residência.
Esses dados podem ser solicitados mais de uma vez durante o processo de cadastro. Após a conclusão, conecte novamente o aparelho a internet, tenha seu documento em mãos e acesso o Portal de identificação. É aconselhável fazer pelo celular, já que será necessário enviar uma selfie ao longo do processo.
- Selecione a opção "Li e aceito o Termo de Veracidade";
- Insira seu CPF novamente e o número recebido por SMS;
- Siga os passos em tela para concluir o processo.
Uma vez que tenha cadastrado, o novo cliente pode optar por realizar recargas em um plano pré-pago ou assinar um plano de celular na área de Planos Claro disponíveis no aplicativo Minha Claro Móvel (Android | iOS).
O que fazer se der erro no chip?
Se, ao realizar o processo de ativação, aparecer uma mensagem de erro no SIM Card, é recomendado verificar se o chip foi inserido corretamente e reiniciar o celular. Muitas vezes, isso resolve o problema, mas também é possível que o chip tenha sido adquirido com problema.
Se esse for o caso, é necessário, quem busca ser cliente Claro pode entrar em contato com a operadora através do número 1052 e explicar o que ocorre para um atendente.
Dessa forma você consegue ativar e cadastrar o novo chip rapidamente e pode começar a utilizar os serviços da operadora.