Publicidade

Com suposto fracasso do iPhone Air, marcas chinesas podem largar os ultrafinos

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
iPhone Air

As baixas vendas do iPhone Air estariam fazendo com que diversas fabricantes chinesas revisassem seus planos. Rumores apontam que algumas estão até cancelando projetos inspirados no design ultrafino.

Lançado em setembro de 2025 com apenas 5,6 mm de espessura, o iPhone Air estreou como o iPhone mais fino já fabricado. Contudo, segundo relatórios da cadeia de suprimentos, as vendas ficaram bem abaixo do esperado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A reação da Apple não demorou: fornecedores já teriam reduzido drasticamente a produção e as estimativas apontam cortes próximos a 80%.

A consequência também foi sentida fora da Apple. Empresas como Xiaomi, Oppo e Vivo (Jovi, no Brasil), que tinham planos de lançar telefones Android ultrafinos com proposta similar à do iPhone Air, decidiram congelar ou cancelar seus projetos.

As marcas teriam reatribuído os recursos (inclusive os destinados a soluções eSIM) para outras linhas de produtos. O problema apontado por especialistas é que o apelo ao design “mais fino” não foi suficiente para justificar os sacrifícios técnicos.

Downgrades do modelo

Para atingir a espessura de 5,6 mm, o iPhone Air usou uma bateria menor e abrigo modificado para componentes, o que acabou comprometendo aspectos como autonomia e recursos de câmera. Dado o preço elevado do produto, o modelo não tem sido bem visto pelos consumidores.

Com isso, o fracasso de um dos lançamentos mais ousados da temporada pode representar um ponto de virada para a indústria: a aposta em ultrafinos parece perdendo força diante de smartphones mais equilibrados em especificações, autonomia e custo-benefício.

O iPhone Air não é o único celular ultrafino do mercado. Ainda resta saber como sua concorrente direta, a Samsung, planeja conduzir a linha S com o modelo Edge, que seria sua variação mais fina.

Leia também:

Continua após a publicidade

Análise iPhone Air: o iPhone mais legal que você não deve comprar

Fonte: DigiTimes