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Celulares homologados no Brasil devem ter rádio FM, determina Anatel

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Dezembro de 2021 às 10h33

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todos os aparelhos homologados no Brasil deverão ter a função de rádio FM ativada, desde que o celular tenha a capacidade de receber o sinal. A regra já está valendo desde o dia 29 de novembro, e vale para todos os dispositivos do tipo que passem por certificações no órgão.

O recurso de rádio FM é bastante comum em grande parte dos modelos vendidos no país, especialmente naqueles que fazem parte de categorias mais acessíveis. Porém, algumas companhias retiram o aplicativo correspondente em celulares mais caros — com isso, o consumo de conteúdos do tipo fica restrito a aplicativos de terceiros, que exigem uma conexão com a internet.

Rádio é informação

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O objetivo principal da decisão é garantir o acesso à informação até mesmo nas regiões mais remotas do país — afinal, o rádio ainda é um dos meios de comunicação com maior alcance disponível, e chega em localidades que não possuem conexão com a internet móvel.

Com isso, o rádio permanece com altos índices de audiência em comparação com outras formas de consumo de conteúdo. De acordo com o último relatório Inside Radio publicado pelo Kantar IBOPE Media, 80% dos habitantes de 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouvem rádio, um aumento de dois pontos percentuais em comparação com 2020.

Porém, grande parte do público pesquisado costuma utilizar aparelhos de rádio (80%), enquanto apenas 25% consome conteúdos do tipo por meio de aparelhos celulares — mesmo assim, este dado representa um aumento de dois pontos percentuais em comparação com o ano passado. Com a nova regulamentação, é possível que esse índice aumente de forma considerável.

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Além disso, o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 causou um aumento do consumo de rádio em casa. Segundo uma pesquisa do mesmo instituto publicada em 2020, 78% das pessoas ouvem rádio em seus domicílios, um aumento de oito pontos percentuais em relação ao ano anterior — por outro lado, o consumo de rádio em automóveis caiu de 23 para 18% no mesmo período.

Fonte: Anatel, Kantar IBOPE Media