Celulares com 32 GB de RAM são testados e podem chegar em breve
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

A próxima geração de smartphones pode estrear em breve com impressionantes 32 GB de RAM, segundo o informante Digital Chat Station. Esse á uma quantidade de memória superior a grande maioria dos notebooks e computadores vendidos na atualidade, ficando em pé de igualdade com muitos dos modelos mais poderosos disponíveis com foco no público gamer ou focado em modelagem 3D. Seria exagero?
- Celulares com 24 GB de RAM e a corrida insana por specs
- Realme GT 5 estreia com CPU configurável e até 24 GB de RAM
É revelado que celulares com 32 GB de RAM já estão sendo testados por fabricantes, embora quais marcas ou modelos sejam desconhecidos até o momento.
Nos últimos meses, smartphones da Nubia, Xiaomi, OnePlus e Realme foram pioneiros ao estrearem com 24 GB de memória RAM, com o Red Magic 8S Pro sendo o primeiro do mundo com tal característica.
A quantidade absurda destinada à memória RAM impressiona, mas também levanta a questão: há necessidade para tanto?
Enquanto entendemos que computadores e notebooks precisem de maior quantidade para lidar com tarefas mais pesadas o tempo todo, como várias abas abertas em navegadores, programas para edição de vídeo, criação de conteúdo e mais, smartphones costumam ser limitados a funções de uma única tela — por mais que também realizem muitos processos em segundo plano.
A abundância de RAM em smartphones facilitaria a abertura de aplicativos e jogos, permitiria que mais apps fossem mantidos em segundo plano e também serviria como garantia para futuras atualizações de software, mantendo o dispositivo veloz o tempo todo.
De qualquer forma, ainda é preciso aguardar mais informações para saber qual será a primeira fabricante do mundo com um smartphone de 32 GB de RAM. Mais detalhes devem surgir nos próximos meses, sendo provável que o dispositivo deva ficar para 2024.
Fonte: Digital Chat Station