"Celular-robô" de marca chinesa vai chegar em 2026, diz informante
Por Vinícius Moschen |

Novas informações publicadas pelo perfil SmartPikachu, na rede social chinesa Weibo, indicam que a Honor deve iniciar a produção em massa do seu “celular-robô” durante o primeiro semestre de 2026. O modelo se destaca por ter câmera apoiada por um braço retrátil, o que pode viabilizar uma série de funções extras.
- Do Matrix Phone ao Transformer Phone: 6 celulares Samsung incríveis e esquecidos
- Da ficção à realidade: 5 famosos que temem o avanço da IA
Afinal, o braço funciona como um gimbal estabilizador, que se estende para fora do aparelho. Portanto, pode se mover para enquadrar fotos de ângulos difíceis e atuar como um tripé autônomo.
Esse tipo de mecanismo é comum para câmeras como a DJI Osmo Pocket, entre outras. No entanto, trata-se de uma novidade no segmento de smartphones.
É circulado que o aparelho da Honor já teria passado da fase de conceito, e protótipos funcionais estariam em testes internos por parte da marca.
Celular com braço robótico terá IA avançada
Também foi dito em rumores que o Robot Phone pode ser alimentado por uma versão avançada do modelo de inteligência artificial YOYO, desenvolvido pela Honor.
A IA deverá ser capaz de entender seus arredores e até sentir o estado emocional de quem usa o smartphone, enquanto o braço robótico pode girar sua "cabeça" (a câmera) para interagir, quase como um personagem animado.
Na prática, o sistema promete ser um companheiro que evolui de forma autônoma, para além das funções tradicionais de assistentes de voz.
Detalhes técnicos sobre o novo celular, como processador, bateria ou preço, ainda não foram confirmados.
Mesmo antes do lançamento, existem comentários céticos em relação à complexidade prática do mecanismo, e se o software conseguirá entregar a "magia" prometida.
Afinal, a história mostra que celulares com partes mecânicas móveis não têm vida muito longa — isso é visto com o fim dos aparelhos com câmeras estilo pop-up, por exemplo.
Com a suposta produção em massa no próximo semestre, existe a previsão para o lançamento oficial do dispositivo em agosto de 2026. No entanto, a empresa deve revelar mais detalhes durante a MWC (Mobile World Congress), marcada para o mês de março.
É esperado que o aparelho seja vendido inicialmente na China, com possibilidade de lançamento em mercados internacionais. Entretanto, a comercialização no Brasil não é esperada.
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi prepara localizador rival do AirTag; veja
- Samsung prepara vários acessórios magnéticos para o Galaxy S26; veja quais
- iPhone dobrável vai usar tecnologias inéditas; veja o que terá de diferente