Celular novo? Confira 6 dicas de como aproveitar o seu aparelho antigo

Por Bruno Salutes | 13 de Janeiro de 2021 às 09h30
TechRadas

Trocar de celular é sempre muito bom. Nada como abrir a caixa do novo aparelho pela primeira vez, conferir todos os acessórios, ligar e começar a explorar a novidade.

Algumas pessoas usam o celular antigo como parte da troca por um novo, vendem, ou repassam para amigos e família. No entanto, como existem novos aparelhos a cada piscar de olhos, a troca acaba sendo mais constante e alguns dispositivos podem acabar ficando acumulados.

Se esse é o seu caso, ou se você simplesmente está planejando trocar de aparelho, mas não quer se livrar do atual, saiba que existem várias opções para que você continue com o dispositivo em mãos. Confira abaixo algumas dicas de como aproveitar o seu smartphone antigo!

1. Use o smartphone como controle remoto universal

Com o download de alguns aplicativos, como o AnyMote Universal Remote (Android | iOS), você pode utilizar o seu celular antigo como um controle remoto universal. Assim, você pode controlar a sua Smart TV, Xbox One, Apple TV, entre outros, por apenas um dispositivo.

Utilize o seu dispositivo antigo como um controle universal (Imagem: Reprodução/Gadget Hacks)

2. Transforme o seu Android em um Google Home

Se o smartphone que você está deixando de lado é um Android, você pode transformá-lo em um Google Home sem precisar baixar um aplicativo.

Transforme seu Android antigo em um Google Home (Imagem: Bence Boros/Unsplash)

Atualize o aparelho para a última versão do Android, caso ainda não tenha o comando "Ok, Google", e conecte o smartphone com uma caixa de som. Pronto! Agora, basta deixar os dois dispositivos em uma localização acessível e começar a dar os comandos.

3. Câmera de segurança

Graças a aplicativos como o Alfred (Android | iOS), você pode transformar o seu smartphone antigo em uma câmera de segurança. Posicionando o seu aparelho no cômodo desejado da casa, você pode acompanhar tudo o que está acontecendo (ou não) por lá de onde você estiver, sem preocupações. A ideia pode ser aplicada também no monitoramento de bebês, deixando o smartphone no quarto enquanto eles dormem.

Posicione o seu aparelho em um cômodo desejado da casa para acompanhar tudo (Imagem: Reprodução/Obejor Blogs)

4. Mouse sem fio no smartphone

O seu mouse estragou de repente e você precisa de um urgente? Calma! Você não precisa sair correndo para uma loja de eletrônicos, basta pegar o seu smartphone sem uso e baixar aplicativos como o Remote Mouse (Android | iOS).

Com ele, você conecta o aparelho com o seu desktop ou notebook via Bluetooth e começa a usar como se fosse um mouse normal.

Se seu mouse estragou, pode utilizar um celular antigo como substituto (Imagem: Reprodução/Cnet)

5. Reprodutor de músicas

Para que adquirir um iPod ou algum outro dispositivo do tipo, se você tem o seu smartphone antigo? Você pode escolher o aparelho para ser usado exclusivamente para a reprodução de músicas, baixando aplicativos como Spotify, Deezer ou Apple Music.

Caso o aparelho tenha bastante espaço, você pode aproveitar e fazer o download das suas músicas, álbuns e artistas preferidos para ouvir sem descontar da sua franquia, onde você quiser.

Você também pode fazer do seu aparelho antigo um reprodutor de músicas (Imagem: Barbara Dostalova/Unsplash)

6. Dispositivo para jogos

Assim como você pode usar o seu smartphone antigo como um dispositivo para ouvir música, ele pode ser usado também exclusivamente para jogos. Assim, você não precisa consumir a bateria, memória e armazenamento do seu aparelho atual.

Utilize o seu celular antigo exclusivamente para jogar jogos (Imagem: Reprodução/The National)

Agora que você conheceu algumas possibilidades, pode aproveitar melhor o seu modelo antigo de celular. Se você ainda utiliza um modelo antigo, deixe nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.