Publicidade

"Celular dentro de Minecraft" completa 10 anos e fazia ligações de verdade

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech

Minecraft é um jogo repleto de possibilidades, cujo único limite acaba sendo nossa própria criatividade. Desde que foi lançado em 2011, o game já recebeu inúmeros mods e foi utilizado para as mais diversas situações, indo muito além do propósito de construções do qual foi originalmente concebido. Até hoje, uma das criações mais surpreendentes já feitas nesse universo de cubos foi um celular funcional.

É isso mesmo, a operadora de telecom norte-americana Verizon conseguiu criar um mod que permitia usar um celular dentro de Minecraft. Isso aconteceu em 2015, há exatos 10 anos, e foi uma das melhores demonstrações práticas de como o potencial deste jogo é ilimitado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que esse celular fazia?

O celular que a Verizon construiu no Minecraft não era apenas decorativo – ele funcionava! Nele, era possível fazer pesquisas na internet por um navegador próprio, enviar mensagens de texto e até realizar chamadas de vídeo.

O mais incrível é que tudo isso ainda mantinha o aspecto pixelado do jogo, afinal trata-se de uma imagem composta exclusivamente por cubos.

De longe, o recurso mais impressionante eram as chamadas de vídeo. O mod permitia ao jogador ligar para alguma pessoa, que por sua vez atenderia diretamente do seu smartphone.

Como mágica, a imagem captada pela câmera do outro lado era convertida em pixels – e o framerate baixo não tirava seu brilho. Já a pessoa na outra ponta da ligação enxergava o avatar do jogador no Minecraft.

A função de navegador de internet era mais limitada, apesar de funcional. Era perfeitamente possível fazer pesquisas e acessar sites pela tela do smartphone de cubos, mas a imagem pixelada tornava tudo impossível de decifrar.

No fim, o recurso estava lá mais para mostrar a capacidade do telefone virtual do que para ser utilizado para valer.

Continua após a publicidade

Para fechar esse conjunto de funções com chave de ouro, o smartphone também dispunha de um bastão de selfie, permitindo que o jogador tirasse uma selfie do seu eu virtual e a mandasse para algum número de telefone por mensagem

Como foi feito?

Esse celular nasceu de uma parceria da Verizon com a agência de publicidade Wieden + Kennedy e a Blockworks, especialista em construções no Minecraft.

Para fazer esse celular funcionar, foi necessário criar um mod chamado Boxel, que dava o aspecto cúbico para tudo que fosse transmitido do mundo exterior.

Continua após a publicidade

A Verizon até mesmo distribuiu o código-fonte da aplicação por algum tempo, tornando o projeto open-source. Isso significa que todos com um bom conhecimento em programação poderiam expandir a ferramenta com novas funções.

Infelizmente, isso não é mais possível, já que na própria página da Verizon consta que o projeto foi encerrado.

Ainda assim, mesmo tendo se passado uma década, o smartphone do Minecraft segue sendo uma das aleatoriedades mais legais e impressionantes que já passaram pelo jogo.

Continua após a publicidade

Para ver ele funcionando na prática, vale assistir ao vídeo do canal CaptainSparklez vinculado na matéria.

Leia mais no Canaltech: 

A Realme caprichou no CELULAR DO NARUTO (Realme GT Neo 3)

Continua após a publicidade