Celular da Samsung que dobra em 3 partes recebe homologação
Por Vinícius Moschen |

O inédito smartphone dobrável triplo da Samsung, deve ser chamado de Galaxy Z TriFold, foi identificado no banco de dados de certificação da IMDA (Infocomm Media Development Authority) de Singapura. A homologação reforça a chegada iminente do aparelho no país, além de ser vendido em outros mercados.
- Tudo que você precisa saber antes de comprar um celular dobrável
- Por que comprar um celular dobrável faz mais sentido que um tablet
O dispositivo foi identificado com o número de modelo SM-F968B/DS, e suporte para conexões 5G, NFC, WiFi e Bluetooth. Também será compatível com UWB (Ultra Wideband), que serve para desbloquear carros com comunicação rápida, por exemplo.
O dispositivo já havia sido listado anteriormente, com diferentes variantes no número de modelo, na certificação Bluetooth SIG. Versões regionais incluem opções associadas aos mercados sul-coreano, chinês, estadunidense e global.
Apesar da existência de uma variante internacional, rumores indicam que o lançamento pode se limitar aos mercados da Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Taiwan e Singapura.
Galaxy Z TriFold já foi mostrado oficialmente
Há poucos dias, a Samsung exibiu pela primeira vez seu protótipo de celular dobrável triplo.
O dispositivo possui uma estrutura que se dobra "para dentro", em um formato de "G". Especula-se que este conceito de design possa proteger melhor o display flexível principal, ao mesmo tempo que mantém o acesso fácil a uma tela externa.
Quando aberto, ele poderá se transformar em um formato semelhante a um tablet. No entanto, o protótipo revelado possui bordas grossas e uma câmera frontal centralizada em um furo na tela.
Possíveis especificações do dobrável triplo
Rumores anteriores apontam que o painel principal, quando totalmente estendido, deve ter aproximadamente 10 polegadas. Fechado, pode ficar na casa das 6,5 polegadas.
Além disso, o celular pode ter construção em titânio e uma espessura entre 12 mm e 15 mm quando dobrado. Para efeito de comparação, o Galaxy S25 Ultra tem 8,2 mm.
Também é esperado um sistema de três células de bateria, com capacidade total superior a 5.000 mAh. Portanto, o aparelho pode marcar a estreia das baterias de silício-carbono em smartphones Samsung, tecnologia que permite maior capacidade em formatos mais finos.
O carregamento rápido com fio será de 25 W, conforme já comprovado na certificação 3C.
O sensor principal da câmera pode ser de 200 MP, com zoom de 100x (similar ao visto no Galaxy S25 Ultra). Seu processador pode ser o Snapdragon 8 Elite Gen 5, o mesmo que deve chegar no Galaxy S26 Ultra.
O lançamento do dispositivo está previsto para 2025, com preço próximo de 3 milhões de won — ou R$ 10.828 em conversão direta.
Leia mais no Canaltech:
- Apple lança bolsa de R$ 800 para o iPhone
- Xiaomi testa celular com bateria gigante de 10.000 mAh; conheça
- iPhone Air 2 vai ter lançamento atrasado, diz site