Celular chinês tem braço robótico com câmera que parece um gimbal
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A HONOR, marca chinesa de dispositivos eletrônicos, divulgou um vídeo teaser que apresenta o “Robot Phone”, um celular equipado com um gimbal motorizado integrado à câmera traseira. O dispositivo promete ampliar as possibilidades criativas na hora de gravar vídeos.
- Qual é o "melhor celular chinês" do Brasil? Xiaomi, Jovi, Oppo, Honor ou Realme
- Por que celulares chineses são tão caros no Brasil, mas os carros nem tanto?
Segundo a marca, o sistema permitiria a gravação de vídeos estáveis e com rastreamento de ação, eliminando a necessidade de estabilizadores externos para câmeras e celulares.
Também foi ressaltado que a tecnologia demonstra potencial para uso profissional e criativo em gravações realizadas diretamente com o smartphone.
Quando não estiver em uso, esse “gimbal” é capaz de se dobrar e ficar escondido atrás de um painel deslizante localizado na ilha de câmeras.
Será que o “gimbal” no celular vai dar certo?
Mesmo que pareça ser uma ideia bastante inovadora, existem alguns desafios técnicos para esse tipo de produto.
As principais dúvidas envolvem a durabilidade do mecanismo e do painel deslizante, o tamanho e a robustez do conjunto.
Também se coloca em questão a resistência IP contra água e poeira desse tipo de mecanismo, que tende a permitir mais entrada de resíduos que o resto do celular.
A indústria já viu tentativas anteriores de integrar componentes mecânicos à câmera, como as lentes "pop-up". Apesar de terem sido consideradas soluções inteligentes para aumentar o aproveitamento da tela, não foram implementadas por muito tempo, e hoje ficam só na memória.
A apresentação completa do Honor Robot Phone está prevista para o próximo Mobile World Congress (MWC), evento que ocorre em março de 2026. No entanto, nada impede a empresa de apresentar novos teasers e informações antes disso.