Celular chinês inédito será lançado no Brasil após aprovação da Anatel
Por Vinícius Moschen |

O smartphone Realme C85 Pro foi certificado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O dispositivo apareceu* com o número de modelo RMX5555, e sua aprovação significa que ele já pode ser comercializado oficialmente no país.
- Qual é o "melhor celular chinês" do Brasil? Xiaomi, Jovi, Oppo, Honor ou Realme
- 7 motivos para celulares chineses terem ficado tão caros no Brasil
Além de atestar a qualidade do dispositivo, a documentação ainda mostrou imagens do aparelho na cor lilás. Seu carregador também é mostrado em detalhes.
A certificação da Anatel atesta a conformidade do dispositivo com normas de segurança elétrica e limites de radiação. Também confirma a ausência de materiais tóxicos e a inexistência de risco de interferência em sistemas críticos.
A mesma versão do aparelho já obteve certificações de outras agências internacionais. A lista inclui a TDRA, dos Emirados Árabes Unidos, a EEC, da Europa, e a TÜV SÜD, que sugerem vendas em escala global.
Embora as especificações técnicas completas não sejam mostradas nas homologações, a documentação TÜV SÜD confirma que o modelo terá suporte a carregamento rápido com fio de 45 W.
Realme C85 também será lançado
O Realme C85 em sua versão “não Pro” e 4G também foi listado recentemente com o número de modelo RMX5566, na NBTC da Tailândia. Esse aparelho ainda recebeu aprovações das agências EEC e TÜV Rheinland.
A linha C da Realme é composta por dispositivos de entrada, com foco em autonomia da bateria e custo-benefício. Espera-se que o dispositivo chegue ao Brasil, segundo o histórico de lançamentos da série.
As especificações principais do 4G, baseadas em vazamentos e certificações, apontam para uma bateria de aproximadamente 7.000 mAh, e carregamento de 45 W com fio.
Existe também o modelo relacionado Realme C85 5G, de número RMX5253, com testes no Geekbench, além de certificações TÜV SÜD e TDRA.
Seu chipset será o MediaTek Dimensity 6300, com memória RAM de 8 GB e carregamento de 45 W.
A data de lançamento oficial e o preço dos smartphones ainda não foram divulgados pela Realme, mas a expectativa é que o anúncio ocorra nas próximas semanas ou meses.
*Com apuração de Wendel Martins
Leia mais no Canaltech:
- Samsung está atrasada com o Galaxy S26, diz leaker; veja quando deve chegar
- iPhone 11 é o celular usado mais vendido do Brasil
- Poco F8 Ultra vai chegar mais cedo que o esperado, sugere certificação