ASUS Zenfone 11 Ultra volta a vazar reforçando inspiração no ROG Phone 8
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Depois de arquivos sobre a novidade terem sido encontrados no software do ROG Phone 8, o ASUS Zenfone 11 Ultra ganhou uma série de imagens em um novo grande vazamento, que mostra o aparelho em maior definição. Os materiais reforçam que o suposto próximo topo de linha da companhia deve mesmo abandonar o design compacto das gerações anteriores e apostar em herdar o visual do modelo gamer da marca, mas com ajustes para se tornar mais sóbrio.
- Linha Xiaomi 14 terá lançamento global em 25 de fevereiro, confirma marca
- OnePlus rejeita atualizações por 7 anos e diz que celulares não aguentam tanto
Não há surpresas nas novas imagens, que parecem fazer parte do conteúdo de divulgação oficial, mas ao menos é possível agora observar o Zenfone 11 em mais detalhes. O primeiro aspecto que fica claro é que o aparelho será essencialmente uma versão renomeada do ROG Phone 8, com pequenos ajustes — o módulo de câmeras perde a inscrição "ROG", enquanto a iluminação RGB chamativa da variante gamer foi abandonada.
Em seu lugar, a ASUS insere o logo com a letra "A" futurista, presente nos notebooks da fabricante. Fecham as mudanças o acabamento fosco e a inscrição "ASUS Zenfone" no canto superior direito. O vazamento reforça ainda o nome "Zenfone 11 Ultra", que indica o reposicionamento da linha para brigar com concorrentes mais premium, incluindo o Galaxy S24 Ultra, e destaca as quatro opções de cores, que devem incluir preto, prata, azul e laranja.
Todas contarão com laterais de alumínio em preto, o que curiosamente pode ser uma medida para reduzir custos, seguindo a temática do restante das especificações — a ideia seria eliminar a necessidade de ampliar em excesso as linhas de produção, restringindo as mudanças apenas para as cores do painel traseiro. Independente disso, caso os rumores sejam legítimos, temos upgrades notáveis em construção e recursos, mesmo que a junção com a família ROG Phone represente o fim de mais uma opção para quem prefere telefones compactos.
Como o vazamento anterior havia apontado, a ficha técnica também é herdada do "irmão" focado em jogos: devemos ter processador Snapdragon 8 Gen 3, até 16 GB de RAM, até 512 GB de armazenamento, tela AMOLED de 6,78 polegadas com taxa de atualização de até 144 Hz, bateria de 5.500 mAh com carregamento rápido de 65 W e recarga sem fio de 15 W, câmera tripla com lente telefoto dedicada e som estéreo acompanhado de conector P2 para fones de ouvido.
Apesar de estranha, a decisão de centralizar os esforços em um único aparelho, diferenciando as linhas pelos recursos, é uma escolha inteligente em termos de economia, aspecto que parece ser um ponto sensível para a ASUS em meio aos rumores do fim da linha Zenfone. Desde que seja bem planejada, a estratégia poderia acabar beneficiando os usuários com mais funcionalidades, considerando que a marca terá mais recursos para investir.
De toda forma, ainda não há informações sobre preços e data de disponibilidade do Zenfone 11 Ultra, mas é provável que tenhamos novidades durante a MWC 2024, principal feira de smartphones do ano marcada para o final de fevereiro. Até lá, também é possível que tenhamos novos vazamentos.