Apple teria pedido ajuda à Samsung para melhorar IA dos iPhones
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller |

A Apple estaria trabalhando em uma parceria com a Samsung para ampliar as possibilidades de IA nos iPhones. Segundo o The Elec, a marca deseja fazer uma série de mudanças de hardware para tornar a inteligência artificial mais rápida. Conforme o relatório publicado pelo site especialista, o aprimoramento chegaria no iPhone 18, em 2026. Veja os detalhes sobre as mudanças que a fabricante poderia fazer nos celulares.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Apple Intelligence: como usar a IA no iPhone
- Se Apple lançar iPhone dobrável, será do "tipo Fold", diz analista
Parceria entre Apple e Samsung
Já sabemos que os recursos de IA do Apple Intelligence precisam de requisitos mínimos para funcionar nos smartphones, como o processador A17 Pro em diante e 8 GB de memória RAM. Nesse sentido, a empresa veria que, no futuro, precisaria de um desempenho superior para executar as próximas funções inteligentes.
Para lidar com isso, o portal aponta que a Apple estaria se unindo à Samsung, uma das principais concorrentes, para mudar como a RAM é trabalhada no iPhone. A ideia seria ampliar a largura de banda para tornar a IA mais rápida nos celulares.
De acordo com o The Elec, a Apple pediu para a Samsung iniciar as pesquisas sobre como alocar uma memória DRAM maior em iPhones, pois, o componente fica limitado quando posicionado junto ao chip.
Vale mencionar, que caso a RAM seja separada do processador, o smartphone tende a esquentar menos, já que os recursos da inteligência artificial requerem alto processamento.
A princípio, a empresa de Cupertino teria decidido utilizar uma memória de alta largura de banda (HB), conhecida por ser usada em servidores. Entretanto, por ora, esse componente não pode ficar menor o suficiente para caber no iPhone. A presença de uma memória do tipo faria com que a Apple diminuísse o tamanho de outras partes, como a bateria.
Novidade chegaria no iPhone 18
Ainda seguindo a publicação, a Samsung iniciou o estudo recentemente, o que condiz com a possível previsão da Apple de inserir a alteração no iPhone 18, em 2026.
Até lá, vale ficar de olho no desenrolar do trabalho, já que a mudança poderia diminuir a capacidade da bateria dos iPhones ou até mesmo o tamanho dos chips.
VÍDEO: O Galaxy S24 PERDEU o sentido com a IA em outros celulares?
Fonte: Apple Insider