Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple revela ferramenta que coíbe fraudes em assistências técnicas de iPhones

Por| 19 de Outubro de 2018 às 08h25

Link copiado!

Apple revela ferramenta que coíbe fraudes em assistências técnicas de iPhones
Apple revela ferramenta que coíbe fraudes em assistências técnicas de iPhones
Tudo sobre Apple

Fraudes no sistema de garantia dos smartphones da Apple é algo que há anos vem dando milhões de dólares de prejuízo para a empresa. Na semana passada, o The Information publicou uma reportagem que mostrava um sofisticado esquema de fraudes em que criminosos roubavam ou até mesmo compravam iPhones, removiam deles componentes como processador e placa-mãe para vender por fora, colocavam componentes falso no lugar e então levavam os aparelhos até a assistência mais próxima para que fossem consertado e depois revendidos.

Ainda que a descoberta desse esquema seja uma novidade para a população no geral, desde 2013 a Apple tem conhecimento de fraudes que utilizam a garantia dos aparelhos para gerar lucros a criminosos e tem criado métodos para coibir esse tipo de golpe.

E a melhor forma criada pela companhia para se proteger dessas fraudes é uma ferramenta chamada internamente de “Zombie Check”. Ela é uma ferramenta bem simples: basicamente um cabo comum com um conector Lightning em uma ponta, um leitor de número serial e um conector USB na outra ponta.

Continua após a publicidade

Para funcionar, basta conectar o Zombie Check a um Mac rodando pelo menos o macOS 10.8.5 e conectar a outra ponta no iPhone que será analisado. O grande diferencial do acessório é que, ao contrário da maioria dos leitores de número serial, não é necessário que o aparelho esteja ligado, pois ele consegue “puxar” o número serial do smartphone direto da placa-mãe, não necessitando de nenhum tipo de processamento de dados do dispositivo.

Na prática, a ferramenta coíbe três tipos de fraudes bastante comuns nas assistências Apple: a já citada troca das placas reais por placas falsas (já que o leitor não vai conseguir achar nenhum número serial e avisará que a placa é falsa); casos em que os golpistas desativam intencionalmente o aparelho de um modo que ele só pode ser ligado depois da troca (como o Zombie Check consegue pegar o serial da placa mesmo com o aparelho desligado, essa é uma prática que não o atrapalha); e também casos em que os fraudadores roubam seriais de outros aparelhos da Apple, colocando uma placa falsa com um serial válido (além de checar se o número de serial da placa é válido, o Zombie Check também procura se o serial daquele aparelho está ativo em serviços com o iCloud. Em caso positivo, sabe-se, então, que é uma placa falsa com um serial clonado).

De acordo com documentos internos obtidos pelo site MacRumors, a ferramenta foi distribuída para assistências em todo mundo a partir de fevereiro deste ano. E, ainda que ela não consiga identificar 100% das fraudes, já tem ajudado a empresa a se proteger de vários golpes como pode ser visto nos resultados financeiros divulgados recentemente, com uma queda de quase US$ 400 milhões nos gastos da Apple com conserto de produtos na garantia.

Fonte: MacRumors