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Apple | O iPhone está perdendo mercado para os concorrentes?

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Setembro de 2023 às 13h20

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A Apple tem em suas mãos um dos smartphones mais populares do mundo. O iPhone sempre brigou para estar no topo da lista dos mais vendidos,  porém, com o passar dos anos, muitos ficaram com a impressão de que o iPhone está perdendo mercado para os concorrentes. Mas pode ser que essa visão não esteja totalmente correta.

O mercado de smartphones é bastante variado. Uma das principais concorrentes da Apple é a sul-coreana Samsung, que tem uma linha muito mais diversificada e com lançamentos diluídos durante o ano. Por outro lado, a Apple é uma marca com poucos lançamentos, geralmente restritos a um período do ano.

Ter isso em mente é importante quando se analisa os dados de participação das principais fabricantes de smartphones por trimestre. Os dados da Counterpoint Research, uma empresa especializada em pesquisa de mercado, mostram que existe um padrão no comportamento do consumidor nos últimos anos.

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De acordo com dados a partir do terceiro trimestre de 2021, é possível perceber que no trimestre em que a Apple revela uma nova geração, ela ganha uma boa participação no mercado. Em seguida, ela vai aos poucos perdendo espaço novamente.

Por exemplo, no terceiro trimestre de 2021 a Apple tinha 14%, enquanto no último trimestre do mesmo ano ela registrou 22%. Isso ocorreu principalmente por conta da chegada da série iPhone 13, que teve vendas iniciadas nos últimos dias de setembro. Com isso, a Samsung que tinha 20% no Q3 de 2021, perdeu 1% no último trimestre do ano.

A Samsung revelou a linha Galaxy S22 no primeiro trimestre do ano seguinte, recuperando um pouco do espaço perdido para a Apple, que perdeu 4% nesse período. Desse modo, a sul-coreana passou para 23%, praticamente absorvendo os usuários que a Apple perdeu.

Em 2022, essa situação se repete. Quando a Apple lança a linha iPhone 14 no final de setembro de 2022, ela passa a ter 23% do mercado para si, enquanto a Samsung desce de 21% do Q3/2022 para 19%. A Samsung recupera parte da sua base de usuários no trimestre seguinte, quando anunciou a família Galaxy S23 no Q1 de 2023, passando para 22%.

Ou seja, trata-se de um padrão dos consumidores, que esperam o lançamento de um novo iPhone, ou então de um novo modelo da série Galaxy S, para adquirir seu novo celular. Além do mais, a Apple geralmente faz apenas um grande lançamento por ano, enquanto a Samsung tem uma linha muito mais variada, com os Galaxy A e os dobráveis Galaxy Z, por exemplo, distribuída por todo o ano. As suas concorrentes tendem a manter uma parte do mercado mais estável por todo o período, ganhando ou perdendo cerca de 1% durante o ano.

Portanto, esse planejamento da Apple faz com que a participação do iPhone no mercado siga um padrão sazonal de revelação e demanda. A Apple tende a manter parte dos seus clientes mais fiéis, ou recupera aqueles que migraram para outra marca com a partir da data de lançamento de uma nova geração. Eles oscilam conforme a janela de apresentação da Maçã.

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Fonte: Counterpoint Research