Publicidade

iPhone SE 2022 leva 5G a quem não quer abandonar o visual clássico

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Março de 2022 às 15h18

Link copiado!

LetsGoDigital
LetsGoDigital

Visando levar o 5G para uma camada maior de consumidores, a Apple anunciou o iPhone SE 2022 durante o evento Peek Performance desta terça-feira (8). O dispositivo não traz muitas mudanças visuais em relação à geração anterior, sendo perfeito para quem quer manter o design icônico, mas apresenta um novo processador que aprimora a performance em vários níveis e inclui suporte a redes 5G.

O iPhone SE 2022 será o dispositivo com 5G mais barato oferecido pela Apple oficialmente. Assim, a Maçã pretende atrair os usuários da marca que desejam atualizar os dispositivos e ter acesso à quinta geração de Internet móvel, mas sem realizar grandes investimentos.

Com o preço acessível, a empresa também planeja chamar a atenção dos consumidores de dispositivos de médio porte de outras marcas. Conforme o famoso analista Ming-Chi Kuo, a fabricante espera vender entre 25 e 30 milhões de unidades apenas em 2022.

Continua após a publicidade

Chipset A15 Bionic e o poder do 5G

Um dos destaques do iPhone SE 2022 é o chipset A15 Bionic da Apple, o mesmo usado no iPhone 13 e iPhone 13 Mini. Com 15 bilhões de transistores, o processador de 5 nm traz dois núcleos para performance e quatro núcleos para economia de energia.

Dessa maneira, o chipset promete entregar um excelente desempenho para tarefas do dia a dia. Bem como, o processador tem uma robusta GPU que deve ajudar a aprimorar o uso da câmera, melhorando a qualidade das fotos e vídeos mesmo que os sensores não tenham recebido uma atualização nesta geração.

Continua após a publicidade

Outro atrativo do A15 Bionic é a conectividade 5G nas frequências mmWave e Sub-6 GHz. Com isso, a Apple consegue apostar na estratégia de oferecer um dispositivo acessível com chipset poderoso e acesso às novas redes móveis.

Para mais, o iPhone SE 2022 chega com 4 GB de memória RAM como padrão, segundo fontes extraoficiais. Seguindo o exemplo da geração anterior, o consumidor encontrará opções com 64 GB, 128 GB e 256 GB para armazenamento interno.

Visual clássico como o antecessor

Continua após a publicidade

Em menor escala, as atualizações também estão disponíveis na parte externa do iPhone SE 3. Apesar de manter o visual "retrô" do modelo lançado em 2020, incluindo as mesmas opções de cores: branco, preto e vermelho.

Com um design parecido com o iPhone 8 de 2017, o aparelho tem uma tela LCD de 4,7 polegadas com bordas inferiores e superiores mais grossas. O dispositivo ainda traz um botão Home físico com o recurso Touch ID integrado, mas sem opção de desbloqueio com o Face ID.

Câmera otimizada com o novo processador

O iPhone SE 2022 mantém a câmera traseira de 12 MP com um flash LED alinhado na horizontal, que assim como o sensor frontal de 7 MP se beneficia do potencial do A15 Bionic. O novo processador ajuda desbloquear recursos extras para fotografia, como o Smart HDR 4 e o Deep Fusion.

Continua após a publicidade

Usando uma segmentação inteligente, o Smart HDR 4 faz ajustes de cor, contraste e ruído em relação ao assunto e o plano de fundo. O recurso garante que todos os rostos da imagem sejam expostos com iluminação adequada e renderiza cada pessoa de forma individual, realizando correções para mostrar o tom de pele verdadeiro de cada individuo.

Enquanto isso, o Deep Fusion usa técnicas avançadas de machine learning para processar pixel por pixel de imagem. Isso ajuda otimizar a textura, os detalhes e os ruídos em todas as partes da foto, com melhor balanço de branco.

Como sempre, a Apple não divulgou as informações sobre capacidade de bateria, afirmando apenas que "a autonomia foi melhorada", o que pode estar ligado ao processador mais eficiente.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O iPhone SE 2022 iniciará a pré-venda no dia 11 de março nos Estados Unidos e, depois, o dispositivo chegará oficialmente às lojas no dia 18 de março. Como dito, o celular estreia como a opção mais acessível de iPhone com a tecnologia 5G. O aparelho será vendido pelo preço sugerido de 429 dólares, aproximadamente R$ 2.170 em conversão direta.

No Brasil, o iPhone SE 2022 já aparece listado na loja oficial da marca com preços a partir de R$ 4.199. No entanto, ainda não há previsão para o lançamento do dispositivo oficialmente no país.

iPhone SE 2022: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: Retina HD Display ISP LCD de 4,7 polegadas, com resolução de 750 x 1334 pixels, Brilho máximo de 625 nits 
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.8)
  • Câmera frontal: 7 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 138,4 x 67,3 x 7,3 mm
  • Peso: 144 gramas
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6, NFC, UWB, certificação IP67, áudio estéreo, leitor de digitais (frontal)
  • Cores disponíveis: Meia-Noite (preto), Estelar (branco) e Vermelho (PRODUCT)RED
  • Sistema operacional: iOS 15

Fonte: Apple