Publicidade

Apple detalha recursos extras e limitações das câmeras na linha iPhone 15

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Apple
Apple

O lançamento da linha iPhone 15 trouxe diversas melhorias para os aparelhos da Apple, inclusive no conjunto de câmeras. Mais detalhes destes componentes ópticos foram revelados em entrevista recente de Jon McCormack, chefe de Engenharia de Software de Câmeras na Apple, ao PetaPixel.

De acordo com ele, a filosofia da marca é fazer com que a fotografia se torne cada vez mais acessível, em que imagens bonitas possam ser obtidas em poucos toques. Em vez de se preocupar com aspectos como iluminação, enquadramento e ajustes de imagem, a ideia é que os usuários possam se concentrar apenas no momento, sem que as soluções de software ou hardware entrem no caminho.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mesmo assim, existem alguns aspectos técnicos que refletem essa filosofia em diferentes momentos do uso da câmera, algo que foi bastante abordado por McCormack:

iPhone 15 Pro tem distâncias focais dedicadas em fotos, mas não em vídeos

Como explicado na apresentação oficial da Apple, a linha iPhone 15 Pro dá a opção de os usuários escolherem a distância focal de suas fotos de forma precisa, entre 24 mm, 28 mm e 35 mm. De acordo com McCormack, isso só é possível por conta de uma combinação entre a resolução do sensor e soluções de software da Apple.

Por isso, a construção de redes neurais específicas são capazes de realizar uma espécie de “transferência de detalhes”, de uma forma muito específica e detalhada.

Esse tipo de ajuste não está disponível nos vídeos, quando é possível apenas realizar ajustes de zoom mais simples, sem distâncias focais dedicadas. Isso acontece por conta de limitações de processamento:

“Quando você está tirando fotos, nós reunimos muitos dados para permitir que você continue capturando e o processamento acontece em segundo plano. Isso simplesmente não é possível em vídeo, pois não há tempo suficiente”.

Chegada do USB-C promete entregar mais velocidade em ProRes

Continua após a publicidade

Com as novas entradas USB-C presentes na linha iPhone 15, é possível realizar gravações em vídeo diretamente a um SSD externo. Contudo, esta funcionalidade só está liberada para conteúdos em 4K e 60 fps, enquanto os outros modos ainda requerem o armazenamento no próprio dispositivo.

McCormack explicou que esta é uma decisão interna da Apple, voltada para incentivar os trabalhos feitos com o ProRes com os ajustes citados. Não há previsão para liberação de gravações externas com outras configurações de vídeo.

Exposição em Log procura equilíbrio

O PetaPixel também questionou como o iPhone ajusta a exposição de vídeos gravados em Log, já que os criadores têm interesse em maximizar o alcance dinâmico sem efeitos de superexposição, ou aumentar as sombras para minimizar o ruído.

Continua após a publicidade

O funcionário da Apple apontou que o objetivo é “encontrar um meio termo”, e que o modo Log não traz mapeamento de tons, e isso significa que é possível ter muito mais controle sobre qual é a exposição perfeita.

Outro detalhe importante é que a Apple teria projetado o ProRes para que as correções de cor sejam simplificadas, e perfis LUT próprios serão disponibilizados aos editores a partir do dia 22 de setembro.

Fotos em 24 MP para otimizar alcance dinâmico

Continua após a publicidade

Mesmo que tenha sensores principais de 48 MP, a linha iPhone 15 está configurada para capturar fotos com uma resolução mais baixa de 24 MP. Quando perguntado sobre este tema, McCormack apontou que o objetivo é extrair o máximo do alcance dinâmico, entre outras vantagens:

“Quando se está trabalhando em 24 MP, nós capturamos imagens de 12 em alto [alcance] e 12 em baixo — na verdade, várias de cada. Depois, elas são unidas e fundidas. No final das contas, há um espaço maior entre o 12 alto e o 12 baixo”.

Ele ainda explicou que os 48 MP seriam uma espécie de "alcance dinâmico estendido", com um processamento limitado em comparação com o “alto alcance dinâmico” dos 12 + 12 MP. Em resumo, é uma forma de aliar o alto nível de detalhes da resolução mais alta, com o equilíbrio do alcance dinâmico dos 12 MP.

Continua após a publicidade

Outro ponto destacado por McCormack é que as fotos em 24 MP são capturadas sem qualquer shutter lag, enquanto o modo de 48 MP tem um pequeno atraso.

Uma novidade do iPhone 15 Pro Max é a chegada da câmera periscópio com aproximação óptica de 5x, enquanto os modelos 15/15 Plus ganharam o sensor de 48 MP visto nos aparelhos Pro do ano passado. Outras mudanças dos novos modelos incluem melhorias de construção, performance e mais.

Fonte: PetaPixel