Publicidade

Apple dá presente de ouro a Trump e anuncia fabricação nos EUA

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Apple-WhiteHouse
Divulgação/Apple-WhiteHouse
Tudo sobre Apple

O CEO da Apple, Tim Cook, esteve na Casa Branca na tarde desta quarta-feira (6) para entregar ao presidente Donald Trump um disco de vidro Corning com gravação personalizada, apoiado em uma base de ouro 24 quilates. 

Na ocasião, a Apple anunciou seu American Manufacturing Program, uma nova iniciativa que amplia seu compromisso com a produção nos EUA e mira a criação de uma cadeia de suprimentos completa no país. 

O plano envolve um investimento total de US$ 600 bilhões nos próximos quatro anos, com a promessa de gerar 20 mil novos empregos em áreas como engenharia de silício, software, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A aproximação entre Cook e Trump ocorre em meio à tentativa da Apple de evitar novas tarifas impostas sobre produtos que a Maçã importa para os EUA vindas da China ou Índia.

Apple quer fabricar tudo nos EUA — do chip ao vidro

Entre os destaques da nova iniciativa, está a instalação da “maior e mais avançada linha de produção de vidro para smartphones do mundo”, da Corning, na cidade de Harrodsburg, Kentucky.

A planta será responsável por fabricar o vidro de todos os iPhones e Apple Watches a partir dos próximos anos.

A Apple também revelou planos ambiciosos para criar uma cadeia de produção de chips totalmente localizada em solo americano. 

A expectativa é de que 19 bilhões de chips sejam fabricados nos EUA em 2025, com destaque para a fábrica da TSMC no Arizona e a planta da Samsung em Austin, Texas.

Segundo a empresa, esses chips vão melhorar o desempenho e a eficiência energética dos dispositivos vendidos globalmente.

Continua após a publicidade

Parcerias com gigantes e nova fábrica de servidores

O plano de expansão envolve ainda colaborações com empresas como Broadcom, GlobalFoundries, Texas Instruments, GlobalWafers e Applied Materials, todas com atuação direta na cadeia de componentes da Apple.

Além disso, a empresa confirmou que sua fábrica de servidores em Houston, no Texas, entrará em operação em 2026. Um novo data center também está sendo construído na Carolina do Norte, reforçando o compromisso com infraestrutura local.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

ASSISTA: Por que é TÃO difícil SAIR dos ecossistemas da Apple e do Google?

Fonte: Apple