Publicidade

Apple dá mais um passo para estreia de iPhone com câmera frontal invisível

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Apple)
(Imagem: Reprodução/Apple)
Tudo sobre Apple

O ambicioso plano da Apple para levar a câmera frontal sob a tela para uma experiência de visualização ainda mais imersiva, sem comprometer a qualidade das selfies, ganha um novo passo com a inclusão da LG Innotek como uma das principais fornecedoras da empresa, segundo afirmam novos rumores.

Conforme apontam fontes do site coreano The Elec, a LG Innotek (divisão da LG especializada em componentes eletrônicos), iniciou o desenvolvimento avançado de uma "câmera sob o display" (UDC, ou "under display camera") com intenção de se preparar para a implementação em iPhones da Apple a partir de 2026.

Invisível quando não está em uso, a câmera sob o display oferece a capacidade de visualização de tela cheia ao não necessitar de entalhes no painel que possam comprometer a experiência ao assistir e jogar no smartphone.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ainda de acordo com as fontes, a LG Innotek estaria trabalhando em uma lente especial, chamada de "Freeform Optic", que seria capaz de superar as limitações da tecnologia atual.

Utilizada em smartphones como o Galaxy Z Fold 5 e o Xiaomi Mix 4, a câmera sob a tela impressiona pela estética limpa, mas decepciona em relação à definição de imagem com baixa qualidade de luz, cor e contraste, já que a luz detectada pelo sensor fotográfico acaba sendo afetada pelos pixels da tela, que não conseguem atingir transparência total.

Por conta disso, a Apple não está confiante o bastante para substituir as câmeras frontais da atualidade com a nova tecnologia, sem que seja possível superar ou ao menos atingir a qualidade oferecida pelas lentes tradicionais já empregadas no iPhone.

Vale lembrar que rumores passados sugeriram que a Apple já testa o iPhone 16 Pro com Face ID sob a tela, mas a possibilidade é de que o componente seja escondido da vista dos usuários apenas com a estreia do iPhone 17 Pro. O primeiro iPhone com o sistema completo de câmera e Face ID sob a tela deve ser apresentado apenas em 2026, a partir do lançamento do iPhone 18.

Fonte: The Elec