Apple adota medida para evitar "Scratchgate"; veja o que será feito
Por Vinícius Moschen |

Após unidades de demonstração do iPhone 17 Pro em Apple Stores terem apresentado desgaste no módulo de câmera, a Apple adotou medidas para minimizar esse problema. As alterações estão voltadas para os suportes de exibição nas lojas.
- Por que as pessoas pagam tão caro em um iPhone?
- Quais iPhones atualizaram para o iOS 26? Veja a lista
Agora, esses suportes passam a ter anéis de silicone nos carregadores MagSafe. O objetivo é evitar o contato direto entre o metal e o vidro do aparelho.
Foi estabelecido também um novo protocolo de limpeza para os funcionários, que passaram a usar uma solução especializada com componente salino para remover resíduos.
No entanto, a medida não parece ser uma solução para todos os casos. Afinal, arranhões ainda poderão acontecer em outros ambientes além das lojas oficiais da Apple.
Entenda o que é o “Scratchgate” do iPhone 17 Pro
As medidas tomadas pela Apple têm origem em reclamações feitas na internet, em que perfis apontam a facilidade de arranhar a parte traseira dos celulares da linha iPhone 17 Pro.
A Apple já havia se manifestado sobre o assunto, ao apontar que as marcas não resultam de uma fragilidade do aparelho, mas do desgaste dos suportes de exibição.
No entanto, testes realizados em vídeos já mostram que os aparelhos estariam sujeitos a riscos mesmo com a exposição a outros materiais, como chaves e moedas.
Foi dito que a causa principal do desgaste está no design do módulo de câmeras, que tem bordas em ângulo reto — característica diferente de modelos anteriores lançados com cantos arredondados.
Associada a uma estrutura de alumínio, essa nova construção permite que a camada anodizada de pintura se solte, e exponha o alumínio em sua cor prateada natural.
Os efeitos visuais são mais visíveis em cores escuras, como o azul-escuro, ou versões vibrantes, como a laranja.
A linha iPhone 17 Pro foi lançada no início do mês, com dois modelos e preços de até R$ 18,5 mil no Brasil. Os aparelhos já podem ser comprados na loja oficial da Apple.
Leia mais no Canaltech:
- Bateria do Galaxy Ring incha e anel fica preso no dedo de usuário; entenda
- Fábrica de iPhones na Índia trouxe 350 mil empregos, diz governo local
- Apple vai deixar iPhone 17e parado no tempo de propósito, diz Gurman