Você sabia que a Samsung lançou o primeiro celular movido a energia solar?

Por Redação | 23.03.2015 às 12:20

A Samsung tem mais de mil modelos de celulares lançados. Desde aparelhos básicos, com preços camaradas e poucos recursos, passando por modelos intermediários e chegando até os Galaxy topo de linha com curvas laterais e 128 GB de memória interna. Porém, nem sempre de super smartphones viveu o mundo das comunicações móveis e hoje vamos falar de dispositivos muito mais simples, mas que merecem o seu lugar ao sol; literalmente.

A empresa sul-coreana foi responsável por lançar o primeiro celular alimentado por energia solar do mundo. O chamado Samsung Guru E1107 chegou ao mercado em 2009 e contava com uma célula solar em sua placa traseira que, quando exposta à luz solar, gerava eletricidade para carregar a bateria do telefone. A célula solar era pequena, logo não conseguia fornecer uma grande quantidade de energia.

Samsung Guru E1107

Samsung Guru E1107, primeiro celular movido a energia solar do mundo

Para realizar uma chamada de voz com 5 a 10 minutos de duração, por exemplo, o telefone precisava absorver uma hora de energia solar. Imagine quantas horas de sol seria necessário para realizar o upload de um vídeo no Instagram. É claro que esse não era o objetivo da Samsung, que desenvolveu o aparelho para consumidores de mercados em desenvolvimento e áreas onde a falta de energia é frequente.

Mas o Guru E1107 não foi o único celular movido a energia solar criado pela companhia asiática. Ainda em 2009, a empresa lançou o Blue Earth, que também levava uma célula solar em sua parte traseira – uma hora de luz era convertida em 10 minutos adicionais de tempo de conversação. Ao contrário do seu antecessor, o Samsung Blue Earth oferecia uma série de recursos avançados para a época, como acesso à internet, YouTube e redes sociais.

O Blue Earth era capaz de se conectar por meio de redes Wi-Fi ou 3G e o GPS também estava presente para recursos de localização. Comercializado como um produto eco-friendly, o celular era fabricado com materiais reciclados e vinha em uma caixa de papelão que também funcionava como suporte.

Samsung Blue Earth

Samsung Blue Earth, celular eco-friendly

Via PhoneArena