Ubuntu Phone poderá ser comercializado esse ano

Por Redação | 20 de Fevereiro de 2014 às 11h10

A Canonical, empresa sul-africana mais conhecida por ser a criadora e mantenedora do Ubuntu, anunciou hoje que os primeiros smartphones que rodam o seu sistema operacional, o Ubuntu Phone, serão lançados ainda esse ano.

Segundo o fundador da empresa, Mark Shuttleworth, duas fabricantes assumirão a produção dos aparelhos. A primeira é a espanhola BQ, cujo foco atual é o mercado europeu, e a outra é a chinesa Meizu, que vende seus aparelhos na China, Hong Kong, Israel e Rússia. Porém, mesmo as empresas tendo o foco em mercados pequenos e específicos, os aparelhos estarão disponíveis no mundo todo.

Ubuntu Phone 2

A companhia não divulgou nenhum detalhe das especificações de hardware dos aparelhos, porém espera-se que eles tenham configurações medianas, pois essas fabricantes têm experiência com modelos do tipo.

Shuttleworth descreveu o Ubuntu como sendo uma alternativa aberta ao Android, pois tem as mesmas vantagens do Android em relação a ele ser um software aberto, porém sem o monopólio do Google. E ainda, o sistema é compatível com aplicativos desenvolvidos em HTML5, o que torna o desenvolvilmento de apps bem acessível, além de tornar o sistema compatível com programas desenvolvidos para outras plataformas que também utilizam a linguagem.

Ainda não há data definida para o lançamento dos aparelhos, mas, segundo o anúncio, ele deverá ocorrer no final do ano. Porém, poderá não ser tão fácil encontrar os aparelhos no início pois as grandes operadoras (principalmente as americanas) não comercializarão os telefones com o Ubuntu tão cedo, pelo menos não até 2015. Aqui no Brasil pode até haver a possibilidade de vermos os aparelhos nas operadoras, pois, da mesma maneira como ocorreu com o Firefox OS, a empresa pode fechar alguma parceria com as teles brasileiras.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!