Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Them | Por que você precisa assistir a esta perturbadora série do Prime Video?

Por| Editado por Durval Ramos | 23 de Abril de 2024 às 19h05

Link copiado!

Amazon Studios
Amazon Studios

A série de terror Them pode ter passado batida por muitos assinantes do Prime Video, mas prestes a lançar sua segunda temporada no dia 21 de abril, vale a pena lembrar por que a produção merece uma chance. Criada por Little Marvin, a obra antológica em 10 episódios se assemelha às produções assinadas por Jordan Peele (Corra!), misturando o horror sobrenatural com um tipo de terror muito mais mundano e cruel — o racismo.

A história acompanha uma família negra que migra da Carolina do Norte para Los Angeles, nos anos 1950, para fugir da política de segregação praticada no local e impostas pelas Leis de Jim Crow. O problema é que, chegando lá, eles alugam uma casa em um bairro cercado por pessoas brancas e racistas que fazem de suas vidas um verdadeiro inferno, mas sempre com um sorriso no rosto. 

Continua após a publicidade

Somado a isso, a família Emory ainda tem que lidar com problemas sobrenaturais e demônios do passado que vêm para lhes perturbar a todo momento. É uma proposta bem semelhante àquela que a HBO trouxe em Lovecraft Country, mas com um roteiro um pouco mais organizado e um tanto mais perturbador.

Sem jumpscare ou cenas de possessão, Them investe em outro tipo de terror: o psicológico e o “torture porn”, no qual os personagens negros são constantemente humilhados, massacrados, sofrem violência física, psicológicas e até estupro. Isso é mostrado logo nos primeiros capítulos e o grande chamariz para justificar essas escolhas é ter uma trama bem escrita, com bons plot twist e sendo baseada em algo real: o racismo que pessoas de pele escura sofrem. Sendo mais específico, é um retrato até bem duro do que a população negra enfrentava nos EUA durante esse período, principalmente nas denominadas áreas brancas, onde ela não era bem-vinda.

Justamente por isso, a produção não foi uma unanimidade, dividindo a opinião crítica e do público. No Rotten Tomatoes, os especialistas a avaliaram com apenas 56% de aprovação, dando o selo de tomate podre; já com a audiência o resultado foi melhor, 66%. Esses números refletem algumas críticas que a série recebeu por seu enredo abusar da violência gráfica.

Na época, muitos internautas chegaram a dizer que foi difícil chegar ao final da primeira parte porque a trama toca em pontos muito delicados. De fato, a série tem cenas bem pesadas que podem gerar gatilhos em algumas pessoas mais sensíveis. Uma delas acontece no quinto episódio, quando uma das personagens é estuprada e tem o filho morto de uma maneira chocante. 

Aqui, não iremos entrar em detalhes para não estragar a sua experiência, mas vale lembrar que, antes de dar o play, é preciso estar ciente que a obra não poupa o espectador de nenhum momento sádico.

Por que vale a pena assistir à Them?

Levando tudo isso em conta, ainda assim, Them pode agradar os entusiastas do gênero por ter uma trama muito bem amarrada, sem furos, com uma fotografia impecável, bons efeitos especiais e, claro, ótimas atuações. A forma como enredo avança e retrocede ao passado também é motivo de elogios e merece destaque.

Continua após a publicidade

Isso tudo sem falar da própria representação da época. Embora pese a mão em alguns momentos, esse paralelo entre o horror sobrenatural e o terror real que os negros enfrentavam em um período em que o racismo não só era tolerado como também fazia parte da política e das leis americanas é algo que impacta bastante e nos faz questionar a todo momento quem são os verdadeiros monstros dessa história toda.

O que esperar da segunda temporada de Them?

Os mais corajosos que toparem assistir à série logo terão novos episódios para maratonar. Intitulada Them: The Scare, a nova leva de episódios chega ao Prime Video ainda em abril, e dessa vez, o enredo acompanhará uma detetive, chamada Dawn Reve, que investiga o assassinato bizarro da sua mãe. O caso chocou até os peritos mais experientes, mas quanto mais Reve se aproxima da solução, mais acontecimentos macabros vão rodeando sua vida.

Continua após a publicidade

Deborah Ayorinde, que viveu a protagonista, volta no papel de Dawn. Além dela, completam o elenco  Luke James, Pam Grier, Joshua J. Williams, Jeremy Bobb, entre outros. Assim como na primeira parte, essa também terá o racismo como fio condutor, mas dessa vez se passará em 1991.

Outra diferença é que ao contrário da primeira, que focou no racismo enfrentado externamente, a próxima temporada muda o foco para as lutas internas da família da protagonista.