Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Last of Us | Quem são Bill e Frank?

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Janeiro de 2023 às 18h30

Link copiado!

HBO
HBO

Quem está acompanhando The Last of Us apenas pela série da HBO e sem conhecer a trama pelos jogos deve ter percebido que Joel (Pedro Pascal) e Tess (Anna Torv) citaram mais de uma vez alguns nomes ao longo dos dois primeiros episódios. Em mais de uma oportunidade, os contrabandistas mencionam Bill e Frank como possíveis aliados e pessoas em quem podem confiar para além dos muros da Zona de Quarentena de Boston.

Quem já jogou o game sabe quem eles são e a importância para a trama, mas um dos grandes charmes da adaptação é levar essa história para um novo público ao mesmo tempo em que costura todos esses fatos de forma muito orgânica, fazendo com que um nome apresentado no primeiro capítulo faça sentido e se torne importante mais para frente.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, a entrada de Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett) na trama também vai ser uma surpresa para os jogadores. Uma das promessas da HBO foi expandir algumas tramas em relação aos jogos e isso implica em mostrar mais da relação desses personagens.

Assim, sem que precisemos entrar em spoilers, já é possível traçar um mínimo de detalhes sobre esses novos sobreviventes e como eles serão mostrados em The Last of Us.

Quem são Bill e Frank

De forma bem resumida, Bill e Frank são essa espécie de porto seguro de Joel e Tess fora da Zona de Quarentena. Os dois moram em uma região fora da área protegida pelos militares em Boston, vivendo em uma espécie de bunker construído em um bairro mais distante. Sabe aquelas áreas de subúrbio americano? Imagine isso transformado em um condomínio fechado para impedir a entrada de infectados e invasores.

Continua após a publicidade

No jogo, Bill é retratado como alguém paranóico que conseguiu sobreviver justamente por ter se preparado para não sair de casa e repelir qualquer coisa que ele visse como ameaça. Extremamente antissocial, ele compensou seu isolamento com um arsenal enorme e muitos mantimentos — o que garantiu sua segurança durante todo esse tempo. Sua única companhia é Frank, que mal aparece no game.

Por que eles são importantes para Joel e Tess?

Continua após a publicidade

Ao longo dos dois primeiros episódios de The Last of Us, tanto Joel quanto Tess comentam sobre a dupla como pessoas de confiança fora da Zona de Quarentena. E por mais que ainda não seja possível entender o porquê disso, fica evidente que eles são aliados importantes que já os ajudaram no passado.

Isso é algo que só é mostrado no terceiro capítulo do seriado, quando vemos como todos esses personagens vão se conhecer e as relações que surgem a partir disso. Só que, mesmo antes dessa apresentação toda, já é possível dizer que Bill e Frank são o mais próximo daquilo que Joel e Tess podem chamar de amigos. Em um mundo tão ferrado em que está todo mundo lutando para sobreviver, ter alguém em quem confiar é algo raro.

Além disso, eles também são fundamentais para que os contrabandistas possam trabalhar. São eles que informam o protagonista sobre a situação fora da ZQ e que avisam quando há novos produtos que eles podem negociar na área da milícia — e tudo isso controlado a partir de um sistema muito inteligente de músicas.

Como funciona o código que eles criaram?

Continua após a publicidade

Sim, o código do rádio que é apresentado no primeiro episódio de The Last of Us é algo que foi criado por Bill e Frank para ajudar Joel e Tess em suas atividades como contrabandistas.

Isso é revelado já no primeiro contato de Joel com Ellie (Bella Ramsey), quando a garota encontra um livro em que o protagonista anotava o significado de cada canção: anos 60 quer dizer que não há nada de novo, anos 70 significa que há novas mercadorias e músicas dos anos 80 são tocadas quando há um problema na área e o melhor é evitar circular por aí.

Em um primeiro momento, isso é apenas um detalhe do roteiro, mas que aponta o quanto a adaptação do jogo está preocupada em amarrar todas essas pontas e mostrar como esse mundo é orgânico. E, no terceiro episódio, todos esses elementos são melhor desenvolvidos.

Continua após a publicidade

Diferenças com o jogo

Para falar sobre as diferenças, precisamos entrar um pouco na área de spoilers. Assim, se você não jogou The Last of Us ou mesmo não quer saber o que acontece no terceiro episódio da série, talvez o melhor seja pular para o próximo tópico.

Decidiu continuar? Pois bem, como dito, Bill aparece no game como um sobrevivente paranoico e que é até um tanto antissocial que vive fora da Zona de Quarentena. Tanto que, quando Joel e Ellie chegam até ele, sua principal preocupação é mandar os dois embora para que possa aproveitar a solidão de seu bunker. E isso acontece muito também porque ele foi abandonado por Frank, seu companheiro até então. Em um segundo momento, o jogador descobre que o fugitivo acabou morto.

Continua após a publicidade

Na série, porém, isso tudo é bem diferente. Como os produtores Craig Mazin e Neil Druckmann já tinham sinalizado, a ideia de expandir a história e a relação desses personagens foi ampliada de forma significativa. Assim, o que o episódio 3 faz é mostrar como Bill e Frank se conheceram e se amaram até o momento em que Joel e Ellie vão visitá-los.

Há uma diferença crucial nisso tudo entre a série e o jogo, mas não vamos falar aqui para não estragar a surpresa de ninguém. O importante é saber que o seriado conseguiu criar algo muito mais interessante do que os jogadores já conheciam.

Como Joel e Ellie vão encontrá-los

Continua após a publicidade

Depois de toda a bagunça do segundo episódio, com a morte de Tess no Capitólio após ter sido infectada pelo fungo cordyceps, pode ser que você tenha deixado passar uma fala importante que vai conduzir Joel e Ellie até Bill e Frank.

Quando o grupo chega ao prédio em que acreditava estar os Vagalumes, eles descobrem que seus contratantes foram todos mortos. Ao invés de pessoas prontas para receber Ellie, eles se deparam apenas com cadáveres espalhados pelo chão. Mais do que isso, há uma horda de infectados vindo em sua direção.

É em meio a esse desespero todo que Tess fala para Joel procurar Bill e Frank, pois eles devem saber para onde os Vagalumes foram. Afinal, se eles são os olhos dos contrabandistas fora da Zona de Quarentena, eles podem saber para onde esse grupo rebelde foi depois do fracasso em Boston. E é assim que o caminho desses personagens vai se cruzar.

The Last of Us está disponível na HBO Max.