Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro desenho da TV brasileira, Pica-Pau sai do ar na Record

Por| 26 de Junho de 2024 às 18h33

Link copiado!

Divulgação/Universal Animation Studios
Divulgação/Universal Animation Studios

O mais antigo desenho animado da televisão brasileira se despediu após mais de 70 anos sem nenhum alarde da TV aberta. Pica-Pau, animação infantil lançada pela ABC e transmitida no Brasil desde a estreia da TV Tupi, foi exibida na programação da Record pela última vez no domingo (23).

Na grade da emissora desde 2006, Pica-Pau chegou a ser veiculado pela Record diariamente aos finais de tarde, chegando a bater de frente com a TV Globo em 2012, quando superou os números de audiência do TV Xuxa.

Há alguns anos, no entanto, o programa vinha registrando índices bem menores de audiência pelo Ibope e havia sido realocado para as manhãs de domingo da emissora, onde costumava ser veiculado entre 10h30 e 11h15.

Continua após a publicidade

Com sua saída da programação, a Record estendeu em meia hora a exibição de seus programas infantis bíblicos e trocou o desenho do pássaro maluco por uma exibição ainda mais longa da série Todo Mundo Odeia o Chris. Anteriormente veiculada entre 11h15 e 13h30, a produção ficará no ar agora das 10h30 até as 14h, quando será substituída pelo Cine Maior.

Ao jornal O Dia, a emissora de Edir Macedo soltou um comunicado afirmando que, assim como já aconteceu diversas vezes, Pica-Pau e Todo Mundo Odeia o Chris se revezam em sua programação. Além disso, a nota afirma que a TV Record voltará a transmitir o desenho em breve, tendo seus direitos de exibição até 2026.

Pica-Pau chegou na TV Tupi nos anos 50

Um clássico da TV brasileira, Pica-Pau mostra as aventuras da ave caótica de mesmo nome, que vive arrumando confusão por onde passa.

Criado pelo animador Walter Lantz para a Universal Pictures, o desenho desembarcou no Brasil em setembro de 1950, um dia após a inauguração da Rede Tupi, em uma época em que ainda não havia nem dublagem em português.

Continua após a publicidade

Desde então, o programa teve um longo caminho até chegar à Record, passando pela programação do SBT, entre 1981 e 2022, e pela TV Globo, entre 2003 e 2005.

Mascote oficial do Universal Studios, Pica-Pau chegou a aparecer também nas telonas. Em 2017, o personagem foi protagonista do título Pica-Pau: O Filme, um longa-metragem híbrido de CGI e live-action, que ganhou uma sequência neste ano pela Netflix.