Petição online exige que Netflix cancele Insatiable, série acusada de gordofobia

Por Ares Saturno | 24 de Julho de 2018 às 19h40
Tudo sobre

Netflix

Uma petição online com quase 150 mil assinaturas está tentando impedir que a Netflix lance a série Insatiable, acusada de reafirmar opressões em relação aos corpos gordos. A petição foi iniciada na plataforma Change.org pela ilustradora Florence Given, logo após a Netflix publicar o primeiro trailer da série.

"Por muito tempo, as narrativas tentaram convencer as mulheres e jovens de que, para serem populares, terem amigos, serem desejáveis para o olhar masculino e, em certa medida, para ser um humano digno, é preciso ser magra", escreveu Given na petição.

Confira, abaixo, o Tweet oficial da série contendo o trailer que despertou a ira dos internautas:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A série praticamente completa o bingo de opressões que pessoas gordas precisam ouvir todos os dias, sem se esquivar do clichê da menina gorda comendo para compensar emoções desagradáveis, ou reafirmar que pessoas gordas não podem encontrar afeto ou desenvolver suas sexualidades, ou mesmo mostrar como algo Positivo o emagrecimento destrutivo e pouco saudável causado por jejuns prolongados. Adicione a isso uma atriz magra utilizando enchimentos grotescos para parecer gorda, numa releitura gordofóbica da famigerada prática do blackface, e chegamos à conclusão que a Netflix errou feio.

Levando toda a culpa por um erro que não deveria recair sobre si, Debby Ryan, a jovem atriz que interpreta a protagonista Patty, publicou um enorme texto em resposta às críticas recebidas em seu perfil do Instagram, que pode ser acessado na íntegra na reprodução abaixo, dizendo que "sátiras são uma forma de fazer graça com os tópicos mais difíceis de abordar, trazendo a obscuridade para a luz e facilitando a abordagem de assuntos complicados" ou "eu estou grata pelas críticas, e confortada por elas, porque quero que essas histórias sejam contadas de forma correta também".

@insatiable ?

Uma publicação compartilhada por ? (@debbyryan) em

Fonte: Marie Claire, Buzzfeed

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.