Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 episódios mais marcantes de Dragon Ball Z

Por| 08 de Março de 2024 às 09h40

Link copiado!

Reprodução/ Toei Animation
Reprodução/ Toei Animation

Não há como chamar Dragon Ball Z de outra coisa além de fenômeno. O anime lançado originalmente em 1989 segue sendo uma das franquias mais populares e amadas de todo o mundo até hoje, com seu herói Goku sendo tão reconhecido quanto grandes ícones da cultura pop, como Mickey e Superman. E tudo isso graças ao carisma dos personagens, às batalhas épicas e ao excelente equilíbrio que o autor Akira Toriyama trouxe para essa história. 

Não por acaso, o anime faz parte das memórias de muita gente no Brasil e no mundo. Gerações cresceram acompanhando as aventuras de Goku. São 35 anos de histórias que, mesmo com um enredo relativamente bem simples, marcaram gerações. 

Continua após a publicidade

Desde sua estreia, em 26 de abril de 1989, Dragon Ball Z estava destinado a ser um fenômeno. Goku já tinha uma legião de fãs nos mangás, mas foi a animação produzida em parceria com a Toei que levou o guerreiro Saiyajin a alçar voos maiores e mais ousados. E, em seus 291 episódios, o desenho conta com alguns que são verdadeiros clássicos, seja pelas reviravoltas da trama ou pelo humor característico de Toriyama na hora de contar suas histórias.

Há quem diga que Dragon Ball Z é um anime "vazio", sem muitas cenas chocantes e com pouca profundidade, focando apenas nas lutas e nada mais. Mas, para quem acompanhou a série em todos os seus detalhes e conseguiu compreender o estilo de Akira Toriyama, poderá identificar inúmeros momentos em que o anime se mostrou não apenas uma reunião de batalhas colossais, mas também com passagens marcantes e decisivas.

Para provar isso, assistimos os quase 300 episódios e destacamos os 10 que consideramos mais marcantes dentro do anime. 

Episódio 1 - Surge um Mini-Goku: seu nome é Gohan

Continua após a publicidade

Escolher o primeiro episódio de Dragon Ball Z como um dos mais marcantes é muito simples: é nele que conhecemos o filho de Goku: Gohan. O pequeno saiyajin é fruto do relacionamento entre Goku e Chi-Chi e logo foi introduzido no anime, o que indicava, a princípio, que ele dividiria o protagonismo com seu pai (o que não aconteceu exatamente assim).

A personalidade de Gohan, no começo, pode deixar os fãs um pouco desapontados, pois ele não tem o espírito guerreiro de seu pai. Na verdade, ele é até irritante com seu jeito frágil e chorão. Mas, com o passar do tempo, a participação dele na trama vai ficando cada vez mais importante e sendo vital para a resolução de diversos problemas. 

É nesse episódio, também, que conhecemos o primeiro inimigo da série, o irmão de Goku, Raditz, que veio investigar o planeta Terra para que, logo depois, fosse invadido pelos outros saiyajins.

Continua após a publicidade

Episódio 5 - Goku Morre! Só existe uma chance

Uma das maiores "reclamações" sobre Dragon Ball Z é a quantidade de mortes e ressurreições de seus personagens. Mas, claro, quando elas acontecem pela primeira vez, é sempre chocante e marca os fãs. Foi assim com a primeira morte de Goku, logo no quinto episódio da série — o que pegou muita gente de surpresa.

Na luta contra Raditz, seu irmão, Goku contava com a ajuda de Piccolo para enfrentá-lo, já que a força do saiyajin era muito superior a dos dois. Além disso, Gohan, tomado pela raiva, deu uma pequena amostra dos seus poderes ocultos, ao ver seu pai sofrendo nas mãos do inimigo.

Continua após a publicidade

Mesmo com todos esses ingredientes, só mesmo uma estratégia muito arriscada seria capaz de deter Raditz — e foi ela quem acabou ceifando a vida de Goku. O herói se agarrou no saiyajin até que Piccolo lhe disparasse um golpe sem que ele pudesse se defender. Este ataque acabou eliminando tanto Raditz quanto Goku.

Episódio 28 - O Ataque dos Saiyajins! Kami-Sama e Piccolo morrem

Para quem acha que Dragon Ball não tem drama e profundidade, terá que repensar bem após esse episódio. Depois de eliminar Yamcha, Tenshinhan e Chaos, os saiyajins Nappa e Vegeta estavam prestes a acabar com Gohan, que, ainda muito menino e sem controle total de seus poderes, era presa fácil para eles.

Continua após a publicidade

Mesmo com alguns acessos de raiva e lampejos do que poderia despejar em termos de poder, Gohan estava prestes a ser morto por Nappa, que lhe desferiu um golpe altamente destrutivo. O saiyajin, porém, não contava com a intervenção de Piccolo, que em um ato heroico, salvou o filho de Goku e acabou sendo morto por aquele ataque.

Neste momento tivemos a constatação daquilo que muitos fãs de Dragon Ball Z já estão cansados de saber: Piccolo, talvez, seja mais pai de Gohan do que Goku. A relação dos dois foi muito bem retratada durante a série como sendo muito além de um mestre e aluno — Piccolo trreinou Gohan para as lutas contra os saiyajins

Com a morte de Piccolo, Kami-Sama também fora morto, ocasionando o desaparecimento das Esferas do Dragão.

Continua após a publicidade

Episódio 86 - Morre Vegeta! Um orgulhoso saiyajin

A saga de Freeza foi a mais longa de Dragon Ball Z e a que nos apresentou o maior número de inimigos. Além disso, foi nesse conjunto de episódios que vimos Vegeta, primeiro grande inimigo dos guerreiros Z, "mudar de lado" e ajudar os heróis da Terra a enfrentarem o vilão.

Depois de ter participação decisiva na eliminação de alguns dos capangas de Freeza, Vegeta chegou a enfrentar seu ex-chefe quando este já estava com sua última transformação e poderes inalcançáveis naquele momento. Confiante por ter se tornado muito forte, Vegeta acreditava estar próximo de se tornar o lendário Super Saiyajin, algo que, claro, não ocorreu.

Continua após a publicidade

Depois de levar uma bela surra, Vegeta é morto por Freeza, mas não sem antes ter seu orgulho de guerreiro altamente ferido. Além de ter sido derrotado, Vegeta viu Goku ter superado seus poderes e ser a única esperança de vencer este inimigo, o que o fez, em seu leito de morte, protagonizar uma das cenas mais fortes e dramáticas de toda a série, pedindo a Goku que vingue seus pais e toda a raça dos saiyajins.

Episódio 95 - Goku finalmente se transforma no lendário Super Saiyajin

Após uma luta épica contra Freeza e de lançar a Genki Dama mais poderosa já feita até então, Goku parecia ter derrotado o monstro. Parecia... Momentos depois, Freeza ressurge, bem irritado, e começa sua vingança. Primeiro, ao tentar atingir Goku, acerta um disparo em Piccolo, que impede que o guerreiro seja morto. Depois, Freeza controla o corpo de Kuririn e o explode sem piedade. 

Continua após a publicidade

Ao ver essa cena, Goku se enche de ódio como nunca antes e, mesmo sem forças, consegue despertar seu poder de Super Saiyain e se transforma no lendário guerreiro, o maior medo de Freeza.

Episódio 120 - O fim de Freeza!

O "entre-sagas" de Dragon Ball Z é sempre parado. São episódios de transição e que, por via de regra, pouca coisa acontece. A exceção é este que vamos falar agora, o capítulo 120: o Fim de Freeza. Nele, vimos a aparição do Trunks do futuro, que acabou derrotando Freeza e o seu pai, Rei Cold, com muita facilidade.

Continua após a publicidade

Nessa fase do anime não só descobrimos que Trunks era o filho de Vegeta e Bulma, mas que também teríamos pela frente inimigos ainda mais fortes do que Freeza: os androides criados pelo doutor Maki Gero. Trunks também foi muito importante por alertar a Goku que ele teria uma séria doença do coração e que morreria dela, sem, ao menos, ter a chance de enfrentar os novos inimigos. Para evitar isso, o jovem deu a Goku o remédio para curá-lo.

Episódio 125 - Uma prova muito difícil para Goku

Como dito, esse interlúdio entre a saga de Freeza e Cell é um tanto quanto parada, mas não quer dizer que não tenha seu valor. Até porque Dragon Ball Z não se tornou o anime mais amado de todo o mundo apenas pela pancadaria, mas também pelo seu bom humor. E o episódio Uma prova muito difícil para Goku é a prova perfeita disso.

Continua após a publicidade

Afinal, quem esperaria ver o guerreiro mais poderoso da Terra, o homem que morreu e voltou para salvar o planeta na base do soco penando para tirar a carteira de motorista? 

Sim, o episódio 125 do anime é um enorme teste do Detran em que Goku e Piccolo indo para a autoescola para aprender a dirigir. É uma história bem simples em que, na prática não acontece nada; não tem um vilão para ser derrotado e nenhuma ameaça ronda a Terra (apenas a burocracia japonesa). E é nesse trivialidade do dia a dia em uma história sobre super seres que o autor Akira Toriyama brilha demais ao trazer um roteiro divertido e que nos lembra que, no começa de tudo, Dragon Ball era um mangá de comédia. 

Aliás, o episódio também é importante por levantar uma grande suspeita entre os fãs: a relação de Piccolo e Chi-Chi. Além do alien verde ter sido a figura paterna que Gohan não teve com Goku, o capítulo mostra o herói chegando em casa e descobrindo que o namek estava usando até suas roupas no dia a dia por sugestão da própria Chi-Chi. Afinal, o protagonista tinha morrido e, ao que tudo indica, a fila andou. 

Episódio 184 - Gohan fica nervoso

A luta contra Cell é considerada por muitos fãs como a melhor de todo o anime. Com um saga muito bem construída, este vilão tinha poderes, até então, praticamente inalcançáveis, tudo por ter absorvido os também muito fortes Androides 17 e 18. Apesar de inimigos, esses dois androides absorvidos não chegaram a ser considerados vilões, pois tinham uma personalidade, até certo ponto, amistosa, e mal conseguiram causar o caos que Trunks chegara a prever em sua visita anterior.

Depois de passarem um dia na Sala do Templo e treinarem o equivalente a um ano, Goku e Gohan voltam muito mais fortes e prontos para enfrentar Cell em sua forma perfeita. Goku, no entanto, chega a dizer que não tem o nível de Cell, mas se mostra sempre muito confiante de que a vitória virá, deixando a todos — principalmente Gohan — muito confusos.

Essa confiança se dá porque, durante o treinamento, Goku detectou todos os poderes de Gohan enquanto estava nervoso e fora de si. Com uma boa dose de sorte - e masoquismo - Goku previu que seu filho poderia derrotar o inimigo com alguma facilidade se conseguisse atingir esses poderes. Dito e feito. Mesmo que o desfecho, depois, tenha sido um pouco diferente do planejado por Goku, enquanto Gohan estava com seus poderes no nível máximo, Cell não foi páreo para ele. 

O problema, porém, foram os métodos para que Gohan ficasse irritado - e Cell colaborou para isso. Primeiro, enviando os Cells Juniores para enfrentar os guerreiros Z. E depois, eliminando o Android 16, em um ato dramático e que fez com que Gohan se enfurecesse. 

Episódio 237 - Vegeta luta por seus entes queridos

O príncipe dos saiyajins volta à lista com sua segunda morte - tão dramática quanto a primeira. Vegeta é um dos personagens mais controversos de Dragon Ball Z. Apesar de ser um ser maligno, o guerreiro constituiu família, lutou pela Terra em alguns momentos e, quase no fim da série, mostrou que tinha adquirido sentimentos genuínos não apenas por seus entes queridos, mas também, por Kakaroto, seu principal rival e que acabara se tornando seu melhor amigo em todo o anime.

Neste episódio, em específico, Vegeta estava lutando contra Majin-Boo e se via em uma situação delicada, pois não tinha poderes suficientes para vencer o monstro criado pelo mago Bibidi. Sem mais recursos e ideias, a única solução para ele era a autodestruição, que causaria uma grande explosão e despedaçaria o inimigo sem que ele pudesse se reconstituir. Ledo engano. 

Antes de efetuar esse suicídio, Vegeta abraçou e "se declarou" ao seu filho, o pequeno Trunks, em uma cena absolutamente emocionante e fez com que até mesmo Piccolo passasse a respeitá-lo mais. Não pelo abraço em si, mas porque Vegeta passaria a lutar pelos outros pela primeira vez em sua vida.

Episódio 280 - Goku, você é o melhor!  

Na esteira do que falamos no episódio acima, esta cena foi uma das mais marcantes de todo o anime e, certamente, arrancou lágrimas de fãs mais fervorosos. Durante a luta contra Boo, Vegeta finalmente se rendeu à superioridade de Goku enquanto guerreiro saiyajin.

O príncipe da raça guerreira fez menções ao passado e ao histórico dos dois, lembrando que Kakaroto nunca se atreveu a matá-lo, que sempre superou seus limites e que já salvou sua vida algumas vezes.

*Colaborou Felipe Ribeiro