Kamehameha! Os 10 episódios mais marcantes de Dragon Ball Z

Kamehameha! Os 10 episódios mais marcantes de Dragon Ball Z

Por Felipe Ribeiro | 24 de Abril de 2020 às 21h00
Toei Animation

Sucesso absoluto até hoje, o anime Dragon Ball Z é considerado por muitos como um dos melhores produtos em toda a história do entretenimento. Com personagens carismáticos e batalhas épicas, Goku e seus amigos habitaram a infância e adolescência de muitos de nós e, com toda a certeza, até hoje fazem parte de nossas memórias.

O anime estreou em 26 de abril de 1989 e contou a história de Goku após ele finalmente derrotar Piccolo-Daimaoh, a parte má de Kami-Sama, o deus da Terra. Com enredo considerado simples e, de certo modo, confuso, Dragon Ball Z teve, ao todo, 291 episódios, três grandes sagas com grandes vilões e dezenas de inimigos. 

Há quem diga que essa simplicidade toda em Dragon Ball Z torne o anime "vazio", sem muitas cenas chocantes e com pouca profundidade. Mas, para quem acompanhou a série em todos os seus detalhes e conseguiu compreender o estilo de Akira Toriyama, poderá identificar inúmeros momentos em que o anime se mostrou não apenas uma reunião de batalhas colossais, mas também com passagens marcantes e decisivas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para provar isso, assistimos os quase 300 episódios e destacamos os 10 que consideramos mais marcantes dentro do anime. 

Episódio 1 - Surge um Mini-Goku: seu nome é Gohan

Escolher o primeiro episódio de Dragon Ball Z como um dos mais marcantes é muito simples: é nele que conhecemos o filho de Goku: Gohan. O pequeno saiyajin é fruto do relacionamento entre Goku e Chi-Chi e logo foi introduzido no anime, o que indicava, a princípio, que ele dividiria o protagonismo com seu pai (o que não aconteceu exatamente assim).

Imagem: Toei Animation

A personalidade de Gohan, no começo, pode deixar os fãs um pouco desapontados, pois ele não tem o espírito guerreiro de seu pai. Mas, com o passar do tempo, a participação dele na trama vai ficando cada vez mais importante e sendo vital para a resolução de diversos problemas. 

É nesse episódio, também, que conhecemos o primeiro inimigo da série, o irmão de Goku, Raditz, que veio investigar o planeta Terra para que, logo depois, fosse invadido pelos outros saiyajins.

Episódio 5 - Goku Morre! Só existe uma chance

Uma das maiores "reclamações" sobre Dragon Ball Z é a quantidade de mortes e ressurreições de seus personagens. Mas, claro, quando elas acontecem pela primeira vez, é sempre chocante e marca os fãs. Foi assim com a primeira morte de Goku, logo no quinto episódio da série. 

Na luta contra Raditz, seu irmão, Goku contava com a ajuda de Piccolo para enfrentá-lo, já que a força do saiyajin era muito superior a dos dois. Além disso, Gohan, tomado pela raiva, deu uma pequena amostra dos seus poderes ocultos, ao ver seu pai sofrendo nas mãos do inimigo.

Imagem: Toei Animation

Mesmo com todos esses ingredientes, só mesmo uma estratégia muito arriscada seria capaz de deter Raditz - e foi ela quem acabou ceifando a vida de Goku. O herói se agarrou no saiyajin até que Piccolo lhe disparasse um golpe sem que ele pudesse se defender. Este ataque acabou eliminando tanto Raditz quanto Goku.

Episódio 28 - O Ataque dos Saiyajins! Kami-Sama e Piccolo morrem

Para quem acha que Dragon Ball não tem drama e profundidade, terá que repensar bem após esse episódio. Depois de eliminar Yamcha, Tenshinhan e Chaos, os saiyajins Nappa e Vegeta estavam prestes a acabar com Gohan, que, ainda muito menino e sem controle total de seus poderes, era presa fácil para eles.

Mesmo com alguns acessos de raiva e lampejos do que poderia despejar em termos de poder, Gohan estava prestes a ser morto por Nappa, que lhe desferiu um golpe altamente destrutivo. O saiyajin, porém, não contava com a intervenção de Piccolo, que em um ato heroico, salvou o filho de Goku e acabou sendo morto por aquele ataque.

Imagem: Toei Animation

Neste momento tivemos a constatação daquilo que muitos fãs de Dragon Ball Z já estão cansados de saber: Piccolo, talvez, seja mais pai de Gohan do que Goku. A relação dos dois foi muito bem retratada durante a série como sendo muito além de um mestre e aluno - Piccolo trreinou Gohan para as lutas contra os saiyajins

Com a morte de Piccolo, Kami-Sama também fora morto, ocasionando o desaparecimento das Esferas do Dragão.

Episódio 38 - Vamos para Namekusei!

Durante a luta contra os saiyajins, Kuririn tinha ouvido Vegeta contar a Nappa que era possível que existissem outras Esferas do Dragão no planeta Namekusei, terra natal de Piccolo e Kami-Sama. Com essa informação, um ar de esperança tomou os sobreviventes da batalha, que viram no planeta a chance de reviver Yamcha e os outros.

Imagem: Toei Animation

Para isso, claro, seria necessário visitar Namekusei, mas os terráqueos, nem mesmo Bulma e a Corporação Cápsula, tinham tecnologia capaz de chegar tão longe em tão pouco tempo. Mas, graças a uma informação dada por Sr. Popo, que sabia onde estava a nave espacial que Kami-Sama havia utilizado para vir à Terra, foi possível visitar o planeta verde para, enfim, buscar as esferas de lá, que, segundo o próprio Vegeta, poderiam ser mais poderosas que as nossas.

Esse episódio marca o início da Saga de Freeza e dá a reviravolta para que conheçamos novos inimigos a partir dali. 

Episódio 86 - Morre Vegeta! Um orgulhoso saiyajin

A saga de Freeza foi a mais longa de Dragon Ball Z e a que nos apresentou o maior número de inimigos. Além disso, foi nesse conjunto de episódios que vimos Vegeta, primeiro grande inimigo dos guerreiros Z, "mudar de lado" e ajudar os heróis da Terra a enfrentarem o vilão.

Depois de ter participação decisiva na eliminação de alguns dos capangas de Freeza, Vegeta chegou a enfrentar seu ex-chefe quando este já estava com sua última transformação e poderes inalcançáveis naquele momento. Confiante por ter se tornado muito forte, Vegeta acreditava estar próximo de se tornar o lendário Super Saiyajin, algo que, claro, não ocorreu.

Imagem: Toei Animation

Depois de levar uma bela surra, Vegeta acabara morto por Freeza, mas não sem antes ter não apenar o seu corpo, mas seu orgulho de guerreiro altamente ferido. Além de ter sido derrotado, Vegeta viu Goku ter superado seus poderes e ser a única esperança de vencer este inimigo, o que o fez, em seu leito de morte, protagonizar uma das cenas mais fortes e dramáticas de toda a série, pedindo a Goku que vingue seus pais e toda a raça dos saiyajins.

Episódio 95 - Goku finalmente se transforma no lendário Super Saiyajin

Após uma luta épica contra Freeza e de lançar a Genki Dama mais poderosa já feita até então, Goku parecia ter derrotado o monstro. Parecia... Momentos depois, Freeza ressurge, bem irritado, e começa sua vingança. Primeiro, ao tentar atingir Goku, acerta um disparo em Piccolo, que impede que o guerreiro seja morto. Depois, Freeza controla o corpo de Kuririn e o explode sem piedade. 

Imagem: Toei Animation

Ao ver essa cena, Goku se enche de ódio como nunca antes e, mesmo sem forças, consegue despertar seu poder de Super Saiyain e se transforma no lendário guerreiro, o maior medo de Freeza.

Episódio 120 - O fim de Freeza!

O "entre-sagas" de Dragon Ball Z é sempre parado. São episódios de transição e que, por via de regra, pouca coisa acontece. A exceção é este que vamos falar agora, o capítulo 120: o Fim de Freeza. Nele, vimos a aparição do Trunks do futuro, que acabou derrotando Freeza e o seu pai, Rei Cold, com muita facilidade.

Imagem: Toei Animation

Nessa fase do anime não só descobrimos que Trunks era o filho de Vegeta e Bulma, mas que também teríamos pela frente inimigos ainda mais fortes do que Freeza: os androides criados pelo doutor Maki Gero. Trunks também foi muito importante por alertar a Goku que ele teria uma séria doença do coração e que morreria dela, sem, ao menos, ter a chance de enfrentar os novos inimigos. Para evitar isso, o jovem deu a Goku o remédio para curá-lo.

Episódio 184 - Gohan fica nervoso

A luta contra Cell é considerada por muitos fãs como a melhor de todo o anime. Com um saga muito bem construída, este vilão tinha poderes, até então, praticamente inalcançáveis, tudo por ter absorvido os também muito fortes Androides 17 e 18. Apesar de inimigos, esses dois androides absorvidos não chegaram a ser considerados vilões, pois tinham uma personalidade, até certo ponto, amistosa, e mal conseguiram causar o caos que Trunks chegara a prever em sua visita anterior.

Imagem: Toei Animation

Depois de passarem um dia na Sala do Templo e treinarem o equivalente a um ano, Goku e Gohan voltam muito mais fortes e prontos para enfrentar Cell em sua forma perfeita. Goku, no entanto, chega a dizer que não tem o nível de Cell, mas se mostra sempre muito confiante de que a vitória virá, deixando a todos - principalmente Gohan - muito confusos.

Essa confiança se dá porque, durante o treinamento, Goku detectou todos os poderes de Gohan enquanto estava nervoso e fora de si. Com uma boa dose de sorte - e masoquismo - Goku previu que seu filho poderia derrotar o inimigo com alguma facilidade se conseguisse atingir esses poderes. Dito e feito. Mesmo que o desfecho, depois, tenha sido um pouco diferente do planejado por Goku, enquanto Gohan estava com seus poderes no nível máximo, Cell não foi páreo para ele. 

O problema, porém, foram os métodos para que Gohan ficasse irritado - e Cell colaborou para isso. Primeiro, enviando os Cells Juniores para enfrentar os guerreiros Z. E depois, eliminando o Android 16, em um ato dramático e que fez com que Gohan se enfurecesse. 

Episódio 237 - Vegeta luta por seus entes queridos

O príncipe dos saiyajins volta à lista com sua segunda morte - tão dramática quanto a primeira. Vegeta é um dos personagens mais controversos de Dragon Ball Z. Apesar de ser um ser maligno, o guerreiro constituiu família, lutou pela Terra em alguns momentos e, quase no fim da série, mostrou que tinha adquirido sentimentos genuínos não apenas por seus entes queridos, mas também, por Kakaroto, seu principal rival e que acabara se tornando seu melhor amigo em todo o anime.

Imagem: Toei Animation

Neste episódio, em específico, Vegeta estava lutando contra Majin-Boo e se via em uma situação delicada, pois não tinha poderes suficientes para vencer o monstro criado pelo mago Bibidi. Sem mais recursos e ideias, a única solução para ele era a autodestruição, que causaria uma grande explosão e despedaçaria o inimigo sem que ele pudesse se reconstituir. Ledo engano. 

Antes de efetuar esse suicídio, Vegeta abraçou e "se declarou" ao seu filho, o pequeno Trunks, em uma cena absolutamente emocionante e fez com que até mesmo Piccolo passasse a respeitá-lo mais. Não pelo abraço em si, mas porque Vegeta passaria a lutar pelos outros pela primeira vez em sua vida.

Episódio 280 - Goku, você é o melhor!  

Na esteira do que falamos no episódio acima, esta cena foi uma das mais marcantes de todo o anime e, certamente, arrancou lágrimas de fãs mais fervorosos. Durante a luta contra Boo, Vegeta finalmente se rendeu à superioridade de Goku enquanto guerreiro saiyajin.

Imagem: Toei Animation

O príncipe da raça guerreira fez menções ao passado e ao histórico dos dois, lembrando que Kakaroto nunca se atreveu a matá-lo, que sempre superou seus limites e que já salvou sua vida algumas vezes.

 E aí, amigo leitor? Concorda com a lista? Quais episódios vocês incluiriam? Deixe nos comentários!

Um dos maiores produtos de entretenimento da história, Dragon Ball Z tem quase 300 episódios, que reúnem momentos épicos e, também, dramáticos. O Canaltech revisitou o anime e separou para você os 10 capítulos mais marcantes de toda a série

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.