Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo: Público atualmente prefere animações e programas familiares no streaming

Por| 14 de Maio de 2020 às 21h45

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Disney)
(Imagem: Divulgação/Disney)
Tudo sobre Netflix

Os hábitos e preferências de entretenimento nas plataformas de streaming estão mudando, segundo um levantamento feito pela firma de pesquisa Reelgood. De acordo com os dados, pessoas em quarentena por causa do avanço da pandemia da COVID-19 estão preferindo animações e opções mais familiares de programas na Netflix, Amazon Prime e outros players do setor.

Segundo o estudo, a constante recorrência de más notícias relacionadas ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), como novas infecções, atualizações nos números de mortos pela COVID-19 e afins, vem fazendo com que adultos procurem opções mais leves de entretenimento, como se isso fosse uma espécie de “válvula de escape” da realidade atual.

Continua após a publicidade

Quebrando em números: animações e programas familiares entre os meses de março e maio de 2020 lideram o ranking de aumento de audiência, com 21,66% e 16,95%, respectivamente. Nesse mesmo ritmo, encontramos também filmes e séries cult (15,30%), musicais (12,59%), ficção científica (9,89%) e, finalmente, comédias (6,32%).

No sentido oposto, filmes policiais e séries baseadas em crimes tiveram a maior queda de audiência nas plataformas de streaming (11,80%), seguido por produções de horror (8,38%), história (8,01%), romances (7,95%), guerra (7,43%), documentários (5,92%) e biografias/biópicos (5,65%).

As conclusões do estudo encontram eco em representantes da indústria: “Nossos clientes estão apostando mais nas animações”, disse à Forbes o presidente e fundador da Titmouse, Chris Prynoski, cujo estúdio é responsável pela produção de séries como Big Mouth e Star Wars: Galaxy of Adventures. “Eles ainda não têm ideia de quando poderão retomar filmagens em live action. Com as animações, ainda que elas levem um tempo enorme [de produção], eles sabem que não haverá cancelamentos”.

Continua após a publicidade

O estúdio Titmouse ainda ressalta que a animação traz outra vantagem em relação às filmagens ao vivo: a colaboração online. Uma das razões pelas quais produções em desenho ainda encontram sucesso em um mundo totalmente isolado é porque diversos representantes deste gênero investiram na aquisição ou assinatura de tecnologias de trabalho remoto e automatizado. Tais ferramentas permitem que projetos sejam conduzidos desde o primeiro roteiro, passando pelo storyboard até a edição final de vídeo por vários profissionais que, singularmente, estão trabalhando de casa.

Não por menos, a Netflix anunciou um acordo com a Nickelodeon para os Estados Unidos, em 2019, onde o canal de TV por assinatura passaria a produzir conteúdo específico para a plataforma de streaming. É válido ressaltar, porém, que a pesquisa da Reelgood englobou apenas entrevistados em ambiente familiar dentro de seu recorte. Em outras palavras, pessoas que moram sozinhas, casais sem filhos ou jovens adultos não foram considerados neste levantamento.

Fonte: BGR; Forbes