Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | The Stand traz fantasia pós-apocalíptica em adaptação de Stephen King

Por| 12 de Janeiro de 2021 às 21h00

Link copiado!

Divulgação: CBS
Divulgação: CBS
Stephen King

Quanto mais queremos escapar da pandemia da COVID-19, mais a temática vírus, doença e contágio vem aparecendo no mundo do entretenimento. Na verdade, futuros distópicos e universos pós-apocalípticos sempre foram um grande atrativo na hora de criar novas produções para a televisão e o cinema, geralmente adaptando histórias de livros.

É o que aconteceu com mais uma obra de Stephen King, que se transformou na série The Stand, disponível no Amazon Prime Video pela assinatura extra do StarzPlay. A trama é uma série adaptada do romance de ficção científica de mesmo nome, também conhecido no Brasil como A Dança da Morte, e conta a história de um mundo em que 99% da população foi dizimada após a propagação de um vírus extremamente mortal. Esta é a segunda vez que o romance é adaptado para a televisão, com a primeira vez acontecendo em 1994.

A série terá um episódio lançado por semana, mas o Canaltech já assistiu aos dois primeiros e trouxe as primeiras impressões sobre a produção, criada e dirigida por Josh Boone (A Culpa é das Estrelas, Os Novos Mutantes) e Benjamin Cavell (Homeland, Justified).

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica contém spoilers da série The Stand!

O vírus em questão se chama Captain Trips, criado em laboratório de forma proposital para a destruição em massa, e age de forma cruel no organismo. Mas o horror da obra de Stephen King transformada para o audiovisual está não só no fato de a população estar morrendo aos montes, mas também no processo que leva à morte, entregando uma doença asquerosa e de torcer o nariz a cada vez que ela é representada na tela. É tudo muito exagerado e rápido. Por ser uma gripe, vemos as pessoas expurgando excrementos pelo nariz e boca, passando por consequências graves e dolorosas até o momento da morte, regado com muita dor e sofrimento.

Continua após a publicidade

A trama também traz uma história de fantasia com personagens demoníacos, o que não poderia faltar, uma vez sabendo a origem da adaptação. Para isso, The Stand conta com a participação da atriz Whoopi Goldberg, que interpreta Mother Abigail, uma entidade de 108 anos; e de Randall Flagg, personagem de Alexander Skarsgard, que representa um demônio. Basicamente, essas forças maiores aproveitam a humanidade arruinada para controlar uma nova sociedade.

A série se apoia em um grupo de pessoas sobreviventes que são apresentados aos poucos, mostrando como eram suas vidas antes deste apocalipse, trazendo fatos que podem ou não ser relevantes para a história. Todos são estranhos com suas peculiaridades e, inicialmente, é difícil distinguir se existe um lado bom e um lado mau, ou heróis e vilões, apenas pessoas que estão dispostas a sobreviver nesta nova sociedade que se mostra tão perigosa quando a antecessora.

Para quem não leu o livro — como é o caso aqui — e não está familiarizado com a história de The Stand, por enquanto, a série ainda precisa entregar muito para trazer uma produção que prenda até o fim. O que nos faz continuar assistindo é a curiosidade em saber quem são aquelas pessoas, por qual motivo, exatamente, aquele vírus foi criado e o que são essas entidades e o que elas pretendem fazer com os sobreviventes. Talvez, a forma não-linear de contar uma história, com um vai e vem de passado presente e futuro, muitas vezes com uma mudança de cena acontecendo de forma brusca, seja um pouco desgastante para episódios de quase uma hora cada.

Continua após a publicidade

The Stand vem entregando uma produção interessante, é inegável, mas ainda está longe de ser algo que vai marcar o ano de 2021. E você, já está familiarizado com a história da série? Já leu o livro? Nos conte o que está achando da série aqui nos comentários!

A série The Stand está disponível dentro da plataforma do Amazon Prime Video, através de uma assinatura extra do StarzPlay, com um episódio por semana.