Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Império da Ostentação diverte com a vida de asiáticos ricos nos EUA

Por| 18 de Janeiro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix

Quando se fala de riqueza, ostentação de um estilo de vida luxuoso, joias e grifes, talvez a primeira coisa que venha na sua cabeça é a família Kardashian, certo? Há anos acompanhamos a vida desses familiares milionários, com o reality show Keeping Up With the Kardashians, mas ela não é a única da cidade de Los Angeles a ostentar todo o dinheiro que possui.

Na nova série Império da Ostentação, que acaba de chegar à Netflix, conhecemos um grupo de pessoas que vive um estilo de vida parecido, muitos deles sendo herdeiros, filhos de pessoas envolvidas com negócios milionários, grandes empresários ou ainda membros da dinastia. Mas o que torna esse grupo peculiar é o fato de que todos são de origem asiática, com suas famílias vindas de diferentes países, como Vietnã, Japão, China e Coreia do Sul.

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica pode ter spoilers dos acontecimentos de Império da Ostentação!

O reality show, que tem como intuito mostrar o estilo de vida dessas pessoas, acaba se centrando em um personagem principal, Kevin Kreider, que curiosamente é um pouco diferente dos amigos. O rapaz, que trabalha como ator e modelo, se mudou para Los Angeles há pouco tempo e logo conheceu esse grupo de amigos ricos. Ele, no entanto, apesar de estar longe de levar uma vida de classe média, também não se encaixa na categoria "milionários" e acaba conhecendo a vida de luxo e ostentação junto com o espectador, como se ele fosse o apresentador de um documentário.

Como todo programa é roteirizado, mesmo sendo um reality show, a produção aproveitou muito bem a construção desse personagem, que acaba chamando a atenção mais do que seus amigos milionários. Engraçado, divertido e sempre disposto a ajudar todo mundo, o seu carisma conquistou as pessoas da classe alta da mesma forma que quem está assistindo, o que acaba sendo curioso, uma vez que existe a presunção de que pessoas ricas menosprezam as mais pobres. Em suas cenas, Kevin sempre aparece destacando suas roupas baratas e seu aluguel de apenas US$ 1.000, indo visitar os amigos de skate e, mais do que isso, dando grandes conselhos emocionais, se mostrando ser a pessoa mais "pé no chão" do grupo.

Continua após a publicidade

A série, claramente baseada no filme Podres de Ricos, ou Crazy Rich Asians, de forma surpreendente nos apresenta a um grupo de pessoas agradáveis, mesmo que não haja qualquer identificação. Talvez, por se tratar de uma comunidade que sofre bastante com o preconceito, suas atitudes em relação às outras pessoas não são de superioridade, embora mostrem constantemente que suas realidades são completamente diferentes de pessoas sem todo esse poder aquisitivo.

Império da Ostentação também acaba se tornando uma série agradável, trazendo todo o drama esperado de um reality show, sejam em relacionamentos amorosos ou familiares. A trama também nos apresenta um pouco à cultura asiática que envolve a religião, celebrações como o Ano Novo Chinês, as tradições de família consideradas ultrapassadas no ocidente, e a importância com as aparências.

Continua após a publicidade

A produção também é divertida, seja com o já citado Kevin, que tira sorrisos dos amigos com facilidade, quanto no embate das ricaças Anna e Christine, que vivem em um duelo de quem é a "rainha" de Beverly Hills, protagonizando momentos tão engraçados quanto absurdos. Falando em Kevin, sua dupla com Kane Lim, um jovem com diversos procedimentos visíveis no rosto e sempre com muitos brilhos em seu pulso, trazem momentos engraçados e dignos de uma sitcom, abordando a amizade entre o "príncipe e o plebeu".

Por fim, Império da Ostentação é uma série leve e divertida de assistir, como todo bom reality show deve ser, sendo um ótimo escape da realidade atual que estamos enfrentando no mundo, seja pelos seus momentos engraçados e um tanto quanto inusitados, como por mostrar um estilo de vida que muitos nem imaginam como funciona na prática.

É difícil uma pessoa que não é de origem asiática e que não vive com pessoas pertencentes a ela dizer se é possível ter uma identificação com os personagens, principalmente pelo fato de que a cultura oriental dos ricos seja completamente diferente da dos pobres. A trama, no entanto, nos apresenta a outro mundo sem focar na futilidade, mesmo que ela seja a premissa da produção, mas sim em diferentes histórias e antepassados.

Continua após a publicidade

Império da Ostentação está disponível na Netflix em oito episódios.