Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Casamento às Cegas Brasil | Temporada 2 é mais inclusiva, mas elenco não

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Dezembro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Depois de mais de um ano de espera, a segunda temporada de Casamento às Cegas Brasil estreou como um dos lançamentos mais aguardados da Netflix em dezembro, e chegou ao fim no dia 10 de janeiro de 2023. O reality show é derivado da versão original, dos Estados Unidos, e reúne homens e mulheres solteiros dispostos a saírem casados dessa experiência.

Em Casamento às Cegas, os participantes se conhecem apenas através da voz, sem ter qualquer contato visual e físico. Aqueles que conseguirem criar uma conexão diferente de como acontece na vida real, então, podem pedir o pretendende em casamento. Nos próximos passos eles se conhecem, passam por uma lua de mel, moram juntos e, enfim, se casam.

Atenção: esta crítica contém spoilers da segunda temporada de Casamento às Cegas Brasil!

Continua após a publicidade

Representatividade

Desde que a primeira temporada da versão original de Casamento às Cegas foi ao ar, muitos se questionaram sobre o programa dar preferência às pessoas com visual padrão, principalmente mulheres magras e "saradas". Agora, a produção brasileira fez o mesmo que a terceira temporada dos EUA: colocou mulheres gordas no elenco.

Continua após a publicidade

Vale destacar que, por muito tempo, a palavra "gordo" era vista como ofensa, então era comum utilizar termos como "acima do peso" ou "gordinho" como forma de tentar amenizar essa característica. Porém, a conscientização vem cada vez mais desmistificando essa palavra em nossa sociedade, a relacionando a um simples aspecto físico de alguém, sem ser pejorativa.

Na temporada 2 de Casamento às Cegas Brasil, o relacionamento de Amanda com Paulo foi destacado justamente por ela ser uma mulher gorda, o que era novidade no programa, e demonstrar que existe o medo da rejeição por essa característica.

Basta fazer uma busca no Twitter sobre o assunto para ver que muitas mulheres se identificam com o caso, e que é doloroso assistir a homens recusando mulheres que não estão dentro do padrão imposto.

Continua após a publicidade

Paulo, que chegou a dizer a outra participante que nunca havia desistido de nada em sua vida, desistiu de seguir com o relacionamento com Amanda ao descobrir que o corpo da participante não era o que ele estava esperando. Ele chegou a se justificar, dizendo que não estava preparado para uma mulher "forte e empoderada" como ela, e claro que as desculpas foram as palavras definitivas para entregar toda a problemática sobre corpos femininos e relacionamentos afetivos e sexuais.

Tudo isso ter acontecido deixa ainda mais curioso o experimento proposto por Casamento às Cegas Brasil, que diz querer provar se o amor é realmente cego. As pessoas querem viver a experiência, querem encontrar um grande amor, mas não estão dispostos a viverem a proposta sem alimentar seus grandes egos.

Mais tretas

Mas nem toda a temporada foi sobre temas que finalmente estão sendo debatidos em reality shows, também rendendo alguns conflitos, alguns deles caóticos. Vimos que Bruna, que também conversava com Paulo, quis desistir do programa levando ele junto, mas ele disse que nunca havia desistido de nada e recusou a proposta para, então, desistir de casar com Amanda ao conhecê-la.

Continua após a publicidade

Além disso, Alisson e Thamara ficaram noivos, mas dias antes o rapaz ficou extremamente incomodado com a forma que outro participante falou sobre ela, a defendendo. O casal, inclusive, foi o único que superou as expectativas iniciais, ficando juntos sem nenhuma discussão grave. Nas redes sociais, Thamara e Alisson ganharam bastante torcida e o afeto dos espectadores.

Outro casal que muitos acreditavam que daria certo era Verônica e William, mas o rapaz provou, com a confirmação da mãe, que não está preparado para casar. Quando foram morar juntos, as desavenças começaram, assim como a desaprovação da mãe do participante, que não escondeu o desejo de que o filho não ficasse com Verônica.

Will disse que a mãe não o manipularia, mas não foi o que vimos. Os fãs do reality show estão criticando a decisão e dizendo que, realmente, foi melhor para a Verônica ficar longe dessa relação. Maíra e Guilherme também não funcionaram, com o casal nem chegando a subir o altar. A participante começou a se incomodar com a indecisão do noivo, que parecia estar mais do que decidido a dizer não na cerimônia, o que ela conseguiu evitar acabando com tudo primeiro.

Continua após a publicidade

Com Tiago e Vanessa não havia dúvidas de que não haveria casamento, com o casal enfrentando problemas parecidos com os de Guilherme e Maíra. Tiago fazia críticas à noiva e foi ficando a cada vez mais claro de que a resposta seria negativa, e assim foi feito. No entanto, ao receber o não, Vanessa leu os votos e também revelou que não casaria com ele, explanando todos os motivos.

Um dos casamentos mais esperados também aconteceu, entre Robert e Flávia. O casal se deu bem desde o início e as únicas surpresas foram positivas, como o rapaz, por exemplo, assumindo ser mais fechado e conseguindo demonstrar seus sentimentos à nova amada.

Repercussão

Continua após a publicidade

A segunda temporada de Casamento às Cegas Brasil repercutiu não só no Brasil, como em outros países do mundo. Fazendo uma uma busca por "Love is Blind Brazil" nas redes sociais para acompanhar os comentários, mostrando que a fórmula também funciona com e para outras culturas. O único problema visto nos novos episódios é que muitos participantes parece terem ido somente para conquistar a fama e muitos seguidores.

Enquanto vimos personagens interessantes, como Amanda, Thamara, Alisson, Verônica e Flávia, por exemplo, se destacando por se entregarem ao experimento, outros não pareciam tão dispostos. Se dependesse deles, a temporada seria morna e não renderia tanta repercussão como aconteceu. Agora, cabe à produção ir atrás de personagens que não queiram só o reconhecimento, como também tentar provar se o amor é realmente cego.

Você já pode assistir a todos os episódios de Casamento às Cegas Brasil na Netflix. Você também pode ouvir a nossa conversa com a participante Amanda Souza no podcast Vale o Play.