Publicidade

Como Ahsoka trouxe a maior redenção da história de Star Wars

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Lucasfilm
Reprodução/Lucasfilm

Atenção! Este texto traz spoilers sobre o episódio 4 de Ahsoka

Ahsoka segue como uma das melhores produções de Star Wars na Disney+, explorando pontos da franquia que haviam sido tocados apenas pelas animações produzidas por Dave Filoni. O quarto episódio da série, chamado de Jedi em Queda, mostra algo que pode finalmente dar a oportunidade de um personagem central de toda saga de mostrar a sua redenção.

No episódio que marca o fim da primeira metade da temporada de Ahsoka, a Jedi acaba passando por uma situação que a coloca em sério risco. É nesse momento que uma voz de seu passado chama por ela: seu antigo mestre, Anakin Skywalker, novamente interpretado por Hayden Christensen.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A redenção de um Jedi caído

Duas coisas chamam a atenção na participação de Hayden Christensen no finalzinho do episódio de Ahsoka. A primeira é o fato de Anakin chamar Ahsoka de "abusada", ou "Snips" na versão original. Esse era um apelido que ele tinha para a sua Padawan e que era comumente usado no período em que estavam juntos, em Star Wars: Clone Wars.

Isso já demonstra um retorno de Anakin para um estado anterior ao visto em Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith. Depois de ter salvo o seu filho, Luke, em Retorno de Jedi, ele de fato voltou para o lado da Luz, algo que foi brevemente tratado no final da trilogia, mas que nunca mais foi mais tocado pelos filmes ou séries live-action.

Até o momento, Anakin apareceu apenas em flashbacks, durante episódios de Obi-Wan Kenobi, e já como Darth Vader, mas sua existência como Espírito da Força nunca foi explorada em live-action.

A aparição de Hayden Christensen nesse finalzinho de episódio, com seu visual do Episódio III e que depois foi utilizado na versão atualizada de O Retorno de Jedi — para a tristeza de fãs da versão original da trilogia de George Lucas —, é a segunda coisa que chama atenção por não o mostrar exatamente como um espírito, mas alguém que está no mesmo plano de existência de Ahsoka.

A ideia do episódio Jedi em Queda, um trocadilho até meio infame se considerarmos que Ahsoka Tano (Rosario Dawson) realmente cai de um precipício, ganha muito mais sentido com a presença de Anakin no final, mostrando a possibilidade de Mestre e Padawan se conectarem mais uma vez.

Continua após a publicidade

A participação de Anakin é minúscula no quarto episódio, mas deve aumentar consideravelmente nas próximas semanas, se considerarmos o potencial que o encontro dele com sua antiga Padawan possa curar feridas no relacionamento entre eles. Além disso, ajudar no desenvolvimento de Ahsoka como Jedi e até no seu treinamento com Sabine Wren (Nathasha Liu Bordizzo).

A redenção de um ator

Continua após a publicidade

Outro ponto bastante interessante que deve ser levado em consideração é a redenção de Hayden Christensen. Por anos, o ator foi esculhambado pela sua atuação como Anakin Skywalker, por mais que tivesse sido elogiado pelo seu trabalho em produções anteriores à sua participação na saga, como no filme Tempo de Recomeçar.

Marcado por um personagem marcante em uma saga com fãs fervorosos, Christensen praticamente não trabalhou mais após o término da trilogia, evitando até mesmo participar de convenções de Star Wars.

Sua participação em Obi-Wan Kenobi, tanto como Anakin quanto como Darth Vader, foi um dos pontos altos da série, apesar de a minissérie não ter acrescentado tanto quanto poderia à saga.

Continua após a publicidade

Já em Ahsoka, Christensen tem a chance de entregar uma atuação mais memorável como Anakin Skywalker, agora com anos de experiência e de volta para o lado da luz da Força, ainda que somente como espírito.

É inegável que o roteiro e direção de George Lucas não ajudaram muito o ator na trilogia de Prequels, então existe uma esperança que na mão de Dave Filoni e Jon Favreau, produtores e responsáveis por Ahsoka, o ator possa ser lembrado como um bom Anakin. Até porque o personagem foi muito bem trabalhado em Clone Wars, o que justifica o carinho que parte dos fãs tem com o herói/vilão e seu retorno agora em Ahsoka.

Saberemos com certeza se é isso que vai acontecer na segunda metade da temporada de Ahsoka. A série está disponível no Disney+, com episódios liberados toda terça-feira.