Better Call Saul | Lembre o que aconteceu de mais importante na temporada 4
Por Natalie Rosa | •

Mais uma temporada de Better Call Saul está chegando, sendo esta a quinta e penúltima. A trama retrata o que aconteceu antes de Breaking Bad, com foco no personagem Jimmy McGuill (Bob Odenkirk), que viria a se chamar o tão adorado e caricato Saul Goodman.
Como já foram quatro temporadas da série, você já deve estar puxando lá do fundo da memória tudo o que aconteceu nos episódios anteriores para se preparar para os novos, certo? Mas não se preocupe, pois o Canaltech está aqui para te ajudar! Vamos relembrar juntos dos acontecimentos mais importantes da temporada 4 de Better Call Saul.
O início do fim do que ainda não começou
A temporada, que se passa entre 2003 e 2004, começa mostrando uma cena do futuro, quando os negócios de Saul Goodman não deram certo e levaram Jimmy a assumir uma nova identidade, dessa vez Gene Takovic. Trabalhando em um restaurante de shopping, ele tem uma crise de ansiedade e é levado ao hospital com suspeita de ataque cardíaco. Felizmente, não aconteceu nada de mais, mas a paranoia do personagem não parece ter desaparecido.
Outra cena do futuro é exibida em mais um dos episódios, mais para o final, com acontecimentos que parecem entrar em paralelo com os de Breaking Bad, mas mostrando a partir da perspectiva de Saul Goodman. Nas cenas, o advogado aparece com sua assistente Francesca, que o ajuda a destruir todos os documentos que poderiam lhe incriminar para então desaparecer.
Após a morte de Chuck
Jimmy ficou extremamente deprimido após a morte de Chuck, mesmo que não demonstre isso, e a culpa de seu suicídio é assumida por Howard (Patrick Fabian), que o demitiu. É quando o sentimento de luto de Jimmy finalmente começa a ser cessado, tirando um peso de suas costas.
Chuck tinha uma condição psicológica, que para ele era uma doença física, que o fazia sentir dor ao estar perto de eletricidade. Com o problema piorando cada vez mais, ele foi se distanciando de tudo e todos, que obviamente sabiam que se tratava de um problema psicológico e sentiam pena dele.
Os problemas de Kim
Na terceira temporada de Better Call Saul, vemos Kim Wexler (Rhea Seehorn), companheira de Jimmy, se envolvendo em um acidente de carro devido à exaustão que sentia por causa do trabalho. Ainda contratada pelo poderoso banco Mesa Verde, ela decide atuar em pro bono, expressão do direito que significa trabalhar em prol de atividades que beneficiam a população em geral.
Nada contente com a vida atual e visivelmente entediada, ela aceita a proposta da firma Schweikart & Cokely, deixando Jimmy triste, pois ele acreditava que eles abririam um escritório de advocacia juntos. Isso ajuda a fazer com que o relacionamento deles fique estremecido ao final da temporada.
Nacho e Gus
Nossos traficantes preferidos, Nacho (Michael Mando) e Gus Fring (Giancarlo Esposito), tiveram um grande destaque na quarta temporada de Better Call Saul, em paralelo ao derrame de Hector Salamanca (Mark Margolis), que o deixou quase que inválido em uma cadeira de rodas.
Gus, que quer torturar Hector a todo custo, acaba bancando um tratamento ao idoso no hospital para que ele possa recuperar a consciência e saber perfeitamente o que está acontecendo. Entre as torturas vimos a morte de Arturo (Vincent Fuentes), parceiro de Nacho, que também foi machucado propositalmente para parecer que a morte do amigo aconteceu em um ataque de gangue. Na verdade, Gus quer que Nacho trabalhe para ele.
Tudo muda quando Lalo Salamanca (Tony Dalton), mais um integrante da família de criminosos, é chamado para assumir os negócios. Lalo, no entanto, começa a desconfiar das armações de Gus e está se preparando para contra-atacar.
A nova profissão
Na quarta temporada de Better Call Saul, vemos Jimmy com a sua licença cassada por um ano e precisa lidar com o estresse de conseguir um novo trabalho e a perda do irmão, Chuck (Michael McGill), mesmo que a relação dos dois nunca tenha sido saudável. É quando vemos o personagem lutando para conseguir um trabalho com vendas, onde ele reforça ainda mais o seu talento do convencimento, mais conhecido popularmente como a famosa "lábia".
Mesmo tendo sido chamado para este trabalho, em um surto ele preferiu recusar e foi trabalhar como vendedor em uma loja de celulares. Lá, ele tem a ideia de vender aparelhos descartáveis a criminosos, uma vez que eles não querem ser rastreados pela polícia, e usa US$ 5 mil da herança de Chuck para adquirir esses dispositivos. Ele acaba sendo roubado e apanhando muito de um grupo de bandidos, mas consegue dar a volta por cima, daquele jeitinho que só ele é capaz. Sem medo, ele segue com os negócios, já sob o nome de Saul Goodman.
Mike e o superlaboratório
Quando Mike (Jonathan Banks) achou que finalmente poderia levar uma vida pacata trabalhando em um pedágio, Gus foi até ele com uma proposta de comandar um grupo de engenheiros para construir um superlaboratório para produzir metanfetamina no subsolo de seu negócio de lavanderias.
É quando presenciamos uma mancada enorme de um dos engenheiros, o alemão Werner, que não aguenta mais ficar trancafiado no local e está louco para poder passar alguns dias com a esposa. Como a função de Mike é controlar esses trabalhadores, ele tenta avisar Werner que essa não é uma boa ideia.
Werner é mais difícil de lidar do que os trabalhadores mais jovens, e Mike acaba descobrindo que o engenheiro conseguiu fugir para passar um fim de semana com a sua esposa em um resort. Mas ingênuo como sempre mostra ser, ele acaba quase passando as informações de onde está o laboratório para Lalo, fazendo com que Gus exija a sua cabeça. No fim, sobrou para Mike dar um fim no homem.
Com vocês, Saul Goodman
Quando a suspensão da licença de Jimmy chega ao fim, ele participa de uma audiência sobre a sua reintegração no trabalho, que foi negada. Ao lado de Kim, ele traça uma estratégia que, ao contrário da conclusão do conselho, transparece ser sincera, e isso envolve uma lamentação pública pela morte do irmão, Chuck.
No dia da segunda audiência, ele acaba deixando o plano de lado e parece ter decidido falar o que realmente sente, admitindo as suas falhas e prometendo que honrará o sobrenome McGill caso seja autorizado a praticar o direito novamente. Porém, tudo não passou de uma encenação, deixando Kim enojada. Esse foi o ponto inicial da transformação oficial de Jimmy em Saul.
A quinta temporada de Better Call Saul estreia na Netflix no domingo, dia 23 de fevereiro.