Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows tem quinta vulnerabilidade crítica descoberta pela Kaspersky

Por| 16 de Abril de 2019 às 11h04

Link copiado!

Windows tem quinta vulnerabilidade crítica descoberta pela Kaspersky
Windows tem quinta vulnerabilidade crítica descoberta pela Kaspersky
Tudo sobre Kaspersky

Pela quinta vez, uma vulnerabilidade de dia zero (zero day) foi descoberta no Windows pela Kaspersky. Segundo a empresa de segurança e pesquisa, a falha assegurava controles administrativos, dando o controle total da máquina ao invasor por meio de um acesso direto ao núcleo (kernel) do sistema, feito através da ativação de um backdoor desenvolvido com um elemento legítimo e essencial do sistema operacional, o script conhecido como “PowerShell”.

Detalhando o ataque, a Kaspersky disse que uma vez que o arquivo malicioso é executado, a instalação do malware tem início, explorando a vulnerabilidade em questão e obtendo privilégios de usuário para se manter instalada na máquina da vítima. Em seguida, é ativado o backdoor mencionado para que o malware se mantenha escondido, longe de detecção. Um outro backdoor é baixado a partir de um serviço popular e legítimo de armazenamento de texto, que por sua vez dá aos criminosos controle total sobre o sistema infectado.

“Observamos neste ataque duas grandes tendências que frequentemente vemos em Ameaças Avançadas Persistentes (APTs, Advanced Persistent Threats)”, explica Anton Ivanov, especialista em segurança da Kaspersky.

Continua após a publicidade
“Primeiro, o uso de exploits que fazem o escalonamento local de privilégios para se manter na máquina da vítima. Segundo, o uso de recursos legítimos, como o Windows PowerShell, para atividades maliciosas na máquina da vítima. Essa combinação oferece aos grupos especializados a capacidade de contornar as soluções de segurança básicas. Para detectar tais técnicas, a solução de segurança deve usar mecanismos de prevenção de exploit e de detecção comportamental”.

Os exploits a seguir foram detectados pela empresa, em relação à nova ameaça: “HEUR:Exploit.Win32.Generic”, “HEUR:Trojan.Win32.Generic” e “PDM:Exploit.Win32.Generic”. A vulnerabilidade foi relatada à Microsoft, que corrigiu o problema via atualização em 10 de abril de 2019.