Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Western Digital anuncia fim do suporte de segurança para HDs externos antigos

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Dezembro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Western Digital anuncia fim do suporte de segurança para HDs externos antigos
Western Digital anuncia fim do suporte de segurança para HDs externos antigos
Tudo sobre Western Digital

A Western Digital, empresa conhecida pelos seus HD externos, está pedindo para que os usuários de dispositivos WD My Cloud realizem a atualização do sistema My Cloud OS para a última versão, para poder continuar recebendo as atualizações de segurança. Caso o aparelho não seja compatível com a versão mais recente, a companhia recomenda a compra de um modelo mais atual.

Em anúncio oficial, a companhia confirmou que o suporte das versões até o My Cloud OS 3 será finalizado em 15 de abril de 2022. Dispositivos não compatíveis com a última versão, o My Cloud OS 5, perderão o acesso remoto e só poderão o utilizar localmente, ligados em computadores.

Os seguintes HD externos não são compatíveis com a nova atualização:

Continua após a publicidade
  • My Book Live;
  • My Book Live Duo;
  • WD TV Live Hub;
  • My Net N900c.

Dispositivos compatíveis podem ser atualizados para o My Cloud OS 5 até a data de fim de suporte prevista para as gerações passadas. Agora, quem tem aparelhos que não tem suporte a versão do firmware, a Western Digital irá enviar cupons de 20% de desconto para esses usuários, para poderem comprar aparelhos atuais e com compatibilidade. É importante frisar que a campanha só é válida na América do Norte

A Western Digital, por fim, recomenda que quem usar aparelhos sem suporte as últimas atualizações de segurança e não for trocar de aparelho, realize backups dos dispositivos, desabilite as funções de acesso remoto e, por fim, os deixe desconectados da internet.

Exemplos de ataques

Continua após a publicidade

Para exemplificar os possíveis ataques que podem ocorrer a partir de dispositivos que já tiveram o suporte de segurança finalizado, citamos como exemplo os aparelhos My Book Live e My Book Live Duo, que pararam de receber atualizações em 2015 e, em julho deste ano, foram vítimas de uma vulnerabilidade que permitia a formatação não-autorizada deles (CVE-2021-35941) e uma outra que permitia que invasores os utilizassem como vetores de cavalos de troia (CVE-2018-18472).

Ambas as falhas, embora perigosas, continuam podendo ser exploradas livremente por agentes maliciosos, sem nenhuma correção sendo disponibilizada pela Western Digital. É possível que dispositivos sem suporte ao My Cloud OS 5, no futuro, tenham o mesmo fim.

Fonte: Western Digital, BleepingComputer