Publicidade

Vevo confirma invasão aos canais de YouTube de Eminem, Ariana Grande e outros

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Mais de uma dezena de grandes astros do mercado fonográfico tiveram seus canais no YouTube invadidos nesta terça-feira (5), com os usuários vendo vídeos hospedados neles de forma não autorizada. O ataque foi confirmado foi confirmado pelo Vevo, serviço de gerenciamento musical, que disse já ter resolvido a questão, assumida por um grupo cibercriminoso de língua espanhola chamado Los Pelaos.

Os ataques ocorreram nos canais de alguns dos maiores nomes agenciados pela empresa, como Ariana Grande, Drake, Eminem, Michael Jackson, Harry Styles, Travis Scott e Taylor Swift, entre tantos outros. Em todos os casos, vídeos não autorizados foram publicados nos perfis, com imagens bizarras, memes ou vídeos promovendo o Paco Sanz, celebridade da mídia espanhola que foi preso após mentir publicamente sobre uma doença terminal para arrecadar doações, ou o rapper Lil Tjay.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o comunicado do Vevo, enviado à imprensa internacional, o incidente atingiu um pequeno número de canais, acessados de forma indevida por uma “fonte não autorizada”. De acordo com a rede, conteúdos anteriores não poderiam ser manipulados pelos atacantes, e mesmo com os espaços atingidos sendo considerados seguros, uma revisão dos sistemas de proteção aos perfis está sendo realizada.

Horas após o incidente, os vídeos foram retirados do ar, com os únicos registros da invasão permanecendo disponíveis em redes sociais, a partir de contas de terceiros. O YouTube não se pronunciou sobre o assunto, enquanto a hipótese é de comprometimento em perfis de gerenciamento, usados por gravadoras ou provedoras de conteúdo, que podem realizar o upload de materiais que são vinculados automaticamente às contas dos artistas em cada plataforma.

Enquanto isso, pelo Twitter, o grupo Los Pelaos segue ativo e pedindo sugestões de novos alvos para serem atacados, afirmando, desde já, que não realiza ações contra governos, preferindo empresas privadas. O tom jocoso também aparece diante da atenção recebida, prometendo a quem acessa que os golpes apenas começaram e pedindo que as notificações sejam ativadas, para que novas publicações não sejam perdidas.

Fonte: The VergeMusic Countdowns (Twitter)  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*