Universidade do Japão perde 77 TB de dados de pesquisa por erro de backup

Universidade do Japão perde 77 TB de dados de pesquisa por erro de backup

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 30 de Dezembro de 2021 às 22h20
prozla/VisualHunt

A Universidade de Kyoto, no Japão, perdeu cerca de 77 TB de dados de pesquisa por conta de um erro no sistema de backup de seu supercomputador Hewlett-Packard, informou o site Bleeping Computer. O problema aconteceu entre 14 e 16 de dezembro e resultou na perda de 34 milhões de arquivos de 14 grupos de pesquisa.

A universidade concluiu em uma investigação que o conteúdo afetado não poderia mais ser restaurado. Os pesquisadores com perdas foram notificados por e-mail, e mais detalhes sobre o tipo de trabalho perdido não foram informados.

Para evitar futuros problemas, a universidade redesenhou seu sistema de backup e pretende reinaugurá-lo lo em janeiro. A intenção é de manter, além dos backups completos, os do tipo incremental, que cobrem arquivos alterados desde o backup anterior.

Fugaku é o supercomputador mais poderoso do mundo (Imagem: Divulgação/Niken)

O incidente fere a reputação dos supercomputadores, aparelhos cujo processamento custam centenas de dólares por hora devido ao alto custo das máquinas e da energia necessária. O Japão é atuamente dono do modelo mais poderoso do mundo, o Fugaku, com desempenho de 442 petaflops. O segundo da lista global, o "Summit", da IBM, pode atingir um número muito menor de 148 petaflops (um quatrilhão de operações por segundo).

A Universidade de Kyoto é considerada uma das mais importantes instituições de pesquisa do Japão e tem um dos maiores investimentos da Grants-in-Aid for Scientific Research, programa nacional de bolsas para instituições de pesquisa.

Fonte: Bleeping Computer

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.