Publicidade

Universidade do Japão perde 77 TB de dados de pesquisa por erro de backup

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Dezembro de 2021 às 22h20

Link copiado!

prozla/VisualHunt
prozla/VisualHunt

A Universidade de Kyoto, no Japão, perdeu cerca de 77 TB de dados de pesquisa por conta de um erro no sistema de backup de seu supercomputador Hewlett-Packard, informou o site Bleeping Computer. O problema aconteceu entre 14 e 16 de dezembro e resultou na perda de 34 milhões de arquivos de 14 grupos de pesquisa.

A universidade concluiu em uma investigação que o conteúdo afetado não poderia mais ser restaurado. Os pesquisadores com perdas foram notificados por e-mail, e mais detalhes sobre o tipo de trabalho perdido não foram informados.

Para evitar futuros problemas, a universidade redesenhou seu sistema de backup e pretende reinaugurá-lo lo em janeiro. A intenção é de manter, além dos backups completos, os do tipo incremental, que cobrem arquivos alterados desde o backup anterior.

Continua após a publicidade

O incidente fere a reputação dos supercomputadores, aparelhos cujo processamento custam centenas de dólares por hora devido ao alto custo das máquinas e da energia necessária. O Japão é atuamente dono do modelo mais poderoso do mundo, o Fugaku, com desempenho de 442 petaflops. O segundo da lista global, o "Summit", da IBM, pode atingir um número muito menor de 148 petaflops (um quatrilhão de operações por segundo).

A Universidade de Kyoto é considerada uma das mais importantes instituições de pesquisa do Japão e tem um dos maiores investimentos da Grants-in-Aid for Scientific Research, programa nacional de bolsas para instituições de pesquisa.

Fonte: Bleeping Computer