Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber | Motoristas vão poder usar celulares como câmera de segurança

Por| 27 de Outubro de 2022 às 13h06

Link copiado!

Unsplash/Tingey Injury Law Firm
Unsplash/Tingey Injury Law Firm
Tudo sobre Uber

Embora a segurança no transporte via apps tenha aumentando nos últimos meses, ainda há muitos registros de incidentes, como o caso do Golpe do Perfume, em que as vítimas sentem um forte odor e intoxicação e há até relatos de desmaios. A Uber vem incrementando suas medidas e anunciou nesta quinta-feira (27) mais uma novidade nesse sentido: a gravação de vídeo e áudio realizada no próprio aplicativo, via câmera frontal do celular do motorista.

A novidade está ainda em fase de testes em três cidades estadunidenses (Cincinnati, Louisville e Nova York) e em dois municípios brasileiros, em Santos (SP) e João Pessoa (PB). Essa etapa piloto é importante para que os motoristas parceiros envolvidos possam devolver suas opiniões sobre o funcionamento. O feedback coletado será utilizado para aprimorar a funcionalidade e ampliar sua oferta para outras praças.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a Uber já possui o recurso U-Áudio, para que usuários e motoristas possam gravar áudios na plataforma. E os motoristas já podem também usar suas câmeras veiculares para gravações de viagens. Contudo, o uso da gravação audiovisual via funcionalidade no próprio app facilita bastante seu uso.

Como funciona a nova gravação de vídeo in-app da Uber?

Depois que é habilitado, o novo recurso permite aos motoristas parceiros gravar vídeo e áudio de toas as viagens. Da mesma forma que já aconteceu com U-Áudio, tudo o que for registrado fica criptografado no próprio celular — assim, ninguém consegue acessá-lo diretamente, nem mesmo o próprio condutor, que não possui a chave criptográfica.

Continua após a publicidade

Esse conteúdo fica armazenado apenas para que, em caso de algum atendimento, a equipe da Uber possa acessar o conteúdo, mediante reporte de incidente de segurança no app. Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Somente assim, a empresa, detentora da chave da criptografia, terá acesso às imagens.

A novidade também será bastante útil para investigações. As autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens para a Uber.