Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como ser um motorista da Uber | Guia Completo

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 08 de Agosto de 2022 às 23h00

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre Uber

Não sabe como ser um motorista da Uber, mas gostaria de trabalhar com o aplicativo? Felizmente, o processo é descomplicado e bastante acessível. Apesar disso, há requisitos e detalhes importantes que podem ser esquecidos no momento da candidatura. Para facilitar a sua inscrição, reunimos o que é essencial em um só lugar.

Ainda que o condutor possa realizar todos os passos sozinho, a Uber oferece uma opção mais fácil na tela de cadastro. No início da página, você verá o botão “Suporte por WhatsApp”. Através dele, é possível obter o acompanhamento de um atendente. Ainda que isso seja muito útil, é importante que você conheça o processo previamente.

Qual é a documentação necessária?

Continua após a publicidade

Antes de qualquer coisa, você deve saber qual é a documentação necessária para ser Uber. Em outra oportunidade, explicamos que a empresa não aceita CNH provisória, também conhecida como PPD (Permissão Para Dirigir). Confira, a seguir, os documentos que você deve ter em mãos para se cadastrar como motorista parceiro:

  • CNH com a observação "Exerce atividade remunerada - EAR" ;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Para obter a anotação EAR na sua CNH, entre em contato com o Detran da sua localidade para verificar o procedimento correto. Para ter a sua solicitação aprovada, você terá que pagar uma taxa adicional e, posteriormente, realizar os exames exigidos pelo órgão de trânsito.

Com tudo em ordem, é hora de iniciar o seu cadastro. Não são aceitos documentos digitalizados ou fotocópias, somente fotografias de documentos originais. Ao registrá-los, garanta que os 4 cantos estejam visíveis. Também é importante que a imagem esteja nítida e sem sombras ou objetos sobre as informações.

No processo, você também terá que enviar uma foto de perfil. É importante que, ao enviá-la, você confira se está tudo em ordem. Isso porque, uma vez aprovada, não será possível substituí-la. A Uber dá alguns direcionamentos no momento de realizar a fotografia:

  • Se posicione de frente para a câmera;
  • Deixe os olhos e a boca à mostra. Evite, portanto, óculos e chapéus;
  • Não use filtros ou retoque a imagem;
  • Verifique se a foto está nítida, bem iluminada e sem reflexos.

Quais veículos são aceitos pela Uber?

Continua após a publicidade

Uma vez que os documentos estejam em ordem, surge outra dúvida: afinal, quais veículos são aceitos pela Uber? Existem exigências mínimas que o veículo deve atender para ser aceito no aplicativo.

  • No máximo 8 anos de fabricação, segundo regulamentos do município;
  • Carros com 4 portas e 5 lugares;
  • Carros com ar-condicionado.

Além disso, não são aceitos carros com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes. Também estão incluídos veículos adesivados, plotados, com sinistro ou alteração no sistema de suspensão e freios.

Para facilitar o processo, a Uber possui uma seleção de veículos aceitos. Como os modelos variam conforme a localidade, é interessante que verifique em qual delas o seu está listado.

Continua após a publicidade

Caso você queira ser Uber, mas não tenha um carro próprio, não se preocupe. É possível alugar um veículo pela empresa. Infelizmente, muitos motoristas parceiros alegam que, quando os preços de combustível e manutenção sobem, essa estratégia não é a mais indicada. Alguns preferem, inclusive, comprar um carro de segunda mão do que alugar.

Como fazer o curso exigido pela Uber

Condutores que tiverem seu cadastro aprovado e forem da cidade de São Paulo terão que fazer o curso CONDUAPP. As credenciais de acesso às aulas serão enviadas para o e-mail registrado. Se a mensagem não chegar, abra o menu “Ajuda” em “Conta”. Depois, clique em “Seja um motorista” e, em “Regulamentação”, selecione “CONDUAPP”. Por fim, escolha a opção de reenvio das credenciais do curso.