Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TVs e serviços russos são invadidos e exibem mensagens contra guerra na Ucrânia

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Maio de 2022 às 14h09

Link copiado!

Reprodução/twenty20photos (Envato)
Reprodução/twenty20photos (Envato)

Um novo ataque cibernético em protesto contra a invasão da Ucrânia desfigurou a programação de smart TVs da Rússia, além de ter deixado serviços de internet e entretenimento sob demanda fora do ar em um dos feriados nacionais mais importantes do país. Os casos aconteceram nesta segunda-feira (09) e foram confirmados por agências do país, ainda que os responsáveis pelos comprometimentos não tenham aparecido.

Enquanto a transmissão em si não foi atingida, quem tentasse acessar o guia de programação das estatais Channel One e Russia-1, entre as maiores emissoras do país, via mensagens contra a guerra no sistema dos televisores. No lugar dos títulos de programas, estavam textos que acusavam as redes de TV de mentirem sobre o conflito e apontavam que o “sangue de milhares de ucranianos e centenas de crianças assassinadas estão em suas mãos”.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a operadora de telefonia Yandex, uma das maiores do país, reportou ter sido vítima de um ataque de negação de serviço que pode ter dificultado o acesso de alguns clientes à internet. O mesmo também valeu para o Rutube, o maior site de vídeos sob demanda da Rússia, que chegou a ser retirado do ar como medida preventiva para evitar o golpe DDoS.

Mais tarde, os administradores do Rutube afirmaram ter isolado o incidente e que já trabalhavam para conter o impacto. Eles também disseram que não houve comprometimento dos sistemas da plataforma e dos vídeos publicados nela. Já a desfiguração da programação dos dois canais estatais seria um reflexo do ataque à Yandex.

Os casos aconteceram no chamado Dia da Vitória, data em que é celebrada a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Desfiles militares, homenagens a soldados mortos e discursos de políticos, incluindo do presidente Vladimir Putin, são exibidos pela televisão.

Os serviços oficiais de informação e entretenimento da Rússia tem sido alvos constantes de ataques e desfiguração desde o início da guerra, em fevereiro. O grupo hacktivista Anonymous, um dos mais ativos, chegou a tirar do ar canais estatais para exibir imagens da violência na Ucrânia e invadir sites de notícias para denunciar eventos no país, enquanto acusam o Kremlin de manipular a narrativa.

Continua após a publicidade

Fonte: The Washington Post