Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tim Cook critica Facebook pelo escândalo da Cambridge Analytica

Por| 28 de Março de 2018 às 15h34

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Apple

Até mesmo Tim Cook, atual CEO da Apple, está desgostoso a respeito do Facebook após o escândalo envolvendo a apropriação indevida de dados pela Cambridge Analytica. Em uma recente entrevista concedida à rede MSNBC, o diretor da Maçã criticou a postura da rede social e, ao ser questionado sobre o que ele faria no lugar de Mark Zuckerberg, afirmou que “jamais estaria nessa posição”.

“Nós poderíamos fazer muito dinheiro de nossos consumidores se eles fossem o nosso produto. Nós decidimos não agir dessa forma”, comentou o executivo, defendendo que privacidade é um direito humano e um valor crucial para os Estados Unidos. Para Cook, nenhuma empresa deveria manter perfis tão detalhados de seus usuários online, visto que sempre existem chances de que algum indivíduo mal-intencionado coloque as mãos nesse banco de dados.

A reputação do Facebook foi à lama depois que uma pessoa revelou que, em 2014, a empresa Cambridge Analytica utilizou informações sigilosas de 50 milhões de usuários da rede social de forma indevida. A firma se aproveitou de tais dados para criar uma campanha de publicidade direcionada que causou interferências nas eleições presidenciais de 2016, ajudando a eleger o candidato republicano Donald Trump.

Atualmente, a negligência do Facebook ao lidar com apps de terceiros que possam ler dados dos internautas é o foco central de duas investigações: uma da Comissão Federal de Comércio dos EUA e outra do parlamento do Reino Unido. O Ministério Público do Brasil, através da Comissão de Proteção de Dados Pessoais, também anunciou que investigará a influência da Cambridge Analytica em território nacional.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC