Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comissão Federal de Comércio dos EUA investiga "vazamento" de dados do Facebook

Por| 20 de Março de 2018 às 16h24

Link copiado!

News AU
News AU
Tudo sobre Facebook

De acordo com uma reportagem publicada na manhã desta terça-feira (20) pela Bloomberg, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission ou FTC, no original em inglês) decidiu investigar o Facebook a respeito da recente polêmica sobre o uso indevido de dados de mais de 50 milhões de usuários da rede social. A fonte do jornal, que preferiu manter o anonimato, diz ter ligações com a agência governamental, criada para proteger os interesses dos consumidores norte-americanos.

O objetivo do FTC é descobrir se a empresa de Mark Zuckerberg quebrou um decreto de consentimento assinado em 2011 a respeito da forma como ela trataria as informações pessoais dos internautas. A Cambridge Analytica, companhia acusada de usar os dados para influenciar a opinião política pública, afirma não ter feito nada de errado; não houve invasão de sistemas ou vazamento de informações, apenas um uso bastante antiético dos perfis coletados através de um teste de personalidade online.

Ainda de acordo com a Bloomberg, caso a FTC decida que houve negligência por parte do Facebook, a agência poderá multar a rede social em “milhares de dólares por cada dia de violação [do decreto de consenso]”, o que abalaria ainda mais a economia da plataforma. Desde que o escândalo foi divulgado pelos jornais The Guardian e The New York Times, as ações do serviço já caíram em 10%; no momento em que esta matéria foi escrita, seus papéis valiam US$ 165 a unidade, contra US$ 182 de alguns dias atrás.

Fonte: Bloomberg