Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SP já registra 686 queixas de stalking, um mês após prática se tornar crime

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Maio de 2021 às 18h10

Link copiado!

SP já registra 686 queixas de stalking, um mês após prática se tornar crime
SP já registra 686 queixas de stalking, um mês após prática se tornar crime

Em vigor desde o dia 31 de março, a Lei 14.132/21 que criminaliza a prática de stalking — ou crime de perseguição — já traz resultados. Um levantamento feito pela GloboNews mostra que a polícia do estado de São Paulo já registrou mais de 686 boletins de ocorrência com queixas desse tipo desde que a nova diretriz passou a punir a prática com até três anos de prisão — uma média de mais de 20 denúncias diárias.

Segundo o levantamento feito pelo veículo, pouco mais de 50,6% dos registros foram feitos por meio da internet, principal meio pelo qual os criminosos vigiam e perseguem suas vítimas. Jamila Ferrari, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do estado de São Paulo acredita que o aumento das ocorrências está ligado ao fato de que agora há a conscientização de a prática ser um crime previsto nas leis brasileiras.

“A gente sabe que essa perseguição, essa recorrência nessa perseguição, nesse stalking, coloca em risco a vida das vítimas”, explicou Ferrari à GloboNews. A SaferNet, organização não governamental que se dedica à defesa dos Direitos Humanos, aponta que nem sempre a vítima sabe o que está acontecendo em um primeiro momento, "devido à sutileza da atuação dos perseguidores".

Continua após a publicidade

O crime de stalking é definido pela perseguição reiterada que ameaça à integridade física e psicológica de uma pessoa e que interfere em sua privacidade e liberdade — tanto fisicamente quanto por meios online. A lei prevê de seis meses a três anos de reclusão em regime fechado para os criminosos, com aumento de 50% quando o crime é cometido contra crianças, adolescentes e idosos, contra mulheres por condição do sexo feminino e quando há o uso de armas para intimidação.

Faltam dados sobre o tema no Brasil

Um estudo do Stalking Resource Center, organizado pela organização norte-americana Centro Nacional para Vítimas do Crime, mostra que 76% das mulheres que morreram de feminicídio nos Estados Unidos foram perseguidas de alguma forma pelo assassino. Conforme aponta a Agência Senado, faltam estudos estatísticos no Brasil; e a nova lei deve servir como um estímulo para mais análises sobre o tema.

Continua após a publicidade

Alice Bianchini, da OAB-SP, explicou que até então a prática do stalking era considerada uma contravenção penal de perturbação do sossego — o que a misturava com diversas ações que pouco ou nada se relecionavam a ela. “Agora, podendo então separar, a gente consegue fazer levantamentos estatísticos para saber quantas pessoas foram denunciadas por esse crime”, explicou ela à Agência Senado.

No entanto, Bianchini alerta para os problemas causados pela subnotificação dos casos, algo comum em crimes relacionados a violências de gênero. A pandemia, por exemplo, pode ter afetado negativamente o número de relatos de violência, tanto pela impossibilidade de as vítimas se afastarem de seus agressores, quanto pela instabilidade sofrida em serviços de proteção que reduziram seus efetivos e horários de funcionamento.

Como se precaver do stalking?

Segundo a SaferNet, algumas ações podem ajudar a evitar o problema:

Continua após a publicidade
  • Não divulgue endereços, locais de trabalho e estudo, telefones e redes sociais abertamente na internet;
  • Tome cuidado com quem você se relaciona e mantém conversas online;
  • Caso desconfie que está sendo vítima de stalking, grave todas as provas possíveis e abra um boletim de ocorrência junto aos órgãos competentes;
  • Não interaja com pessoas que estão praticando a perseguição;
  • Bloqueie o contato do stalker e o denuncie ao serviço pelo qual ele realiza a prática.

O tema é delicado, mas é importante que as vítimas façam denúncias e não se mantenham caladas diante de seus agressores. Em um universo dominado pelas redes sociais, limitar a exposição pessoal e usar as ferramentas de privacidade adequadas pode colaborar a evitar situações indesejadas e virar alvo de comportamentos obsessivos.

Fonte: G1, Agência Brasil, Agência Senado