/i425613.jpeg)
Sites de prefeituras no ES e MG sofrem ataques virtuais e ficam indisponíveis
Ataques virtuais tem se consolidado, atualmente, como uma das principais ameaças do mundo, afetando desde pessoas até mesmo governos e órgãos públicos. Aqui no Brasil, a situação não é diferente, com os exemplos mais recentes dessas fraudes ocorreram recentemente, nas prefeituras de Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).
- Essas são as 10 piores falhas de segurança em hardware de 2021
- Mais de 400 golpes financeiros foram bloqueados por hora no Brasil em 2021
- Malware bancário Mekotio retorna por meio de grupos criminosos do Brasil

Print de como estava o site da Câmara de BH após a invasão. (Imagem: Reprodução/JC Uol)
O ataque na Câmara Municipal de Belo Horizonte ocorreu nesta terça-feira (2). O golpe alterou a página inicial do site do órgão e inseriu um conteúdo animado .gif de uma pessoa atendendo um telefone, configurando um defacing, categoria de fraude virtual onde os criminosos modificam aspectos das páginas. Com essa modificação, porém, o acesso a demais informações contidas no site, como notícias, vídeos e calendários de eventos estavam inacessíveis. No fechamento desta matéria, os serviços já estavam operando normalmente.
Já no caso da Prefeitura de Vitória, cidade do Espírito Santo, o ataque foi mais severo, com os serviços de TI do órgão ficando indisponíveis em 22 de outubro e só sendo restaurados no dia 29. A possibilidade de os problemas terem sido ocasionados por um crime virtual foi levantada somente na quarta-feira (3), com o registro de m boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, que está investigando o caso.
Segundo informações da subsecretária de TI para o portal A Gazeta, todos os serviços de TI da prefeitura do município, incluindo os sistemas e serviços on-line, durante o período onde a ameaça atuou, ficaram indisponíveis.
Ataques crescem
Os ataques digitais estão em alta no Brasil, com uma pesquisa da Fortinet afirmando que, somente no primeiro semestre de 2021, a ocorrência desses golpes em território nacional dobrou em relação a 2020, chegando aos 16,2 bilhões de casos, com o grande número de empresas que vem aparecendo em noticiários como vítimas destes crimes evidenciando esse dado para o público.
No começo de setembro, o site da Anvisa sofreu um golpe de defacing após a autoridade de saúde brasileira ter impedido a realização da partida Brasil contra Argentina, que aconteceria no dia 5 de setembro, por fraude nas informações de vacinação dos jogadores argentinos.
Mais recentemente, a Atento sofreu um ataque de sequestro virtual (ransomware) que deixou todos os sistemas da empresa, inclusive os relacionados a operações de clientes, inacessíveis. Segundo apurado pelo Canaltech, dados sensíveis da companhia foram vazados no processo.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.