Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais de 400 golpes financeiros foram bloqueados por hora no Brasil em 2021

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Novembro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Elements/LenorIv
Elements/LenorIv

E os golpes virtuais continuam em alta. Segundo informações da PSafe, as soluções de segurança da empresa bloquearam mais de 3,4 milhões de golpes financeiros em 2021, o que representa uma média de mais de 11 mil por dia e de 400 por hora.

Os golpes financeiros são transmitidos principalmente por SMS, e-mail e redes sociais, visando obter dados pessoais das vítimas para invadir e roubar suas contas bancárias digitais, a partir de empréstimos, pagamento de contas ou mesmo transferências. Normalmente, as mensagens fraudulentas tentam fazer o receptor acreditar em situações como bloqueio do cartão do banco, atualização de senha ou falsa oferta de benefícios nas transações, sempre com o nome de grandes instituições para tentar gerar credibilidade.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, até mesmo aplicativos falsos dos bancos podem ser disponibilizados pelos criminosos, com as vítimas realizando o download desses programas maliciosos sem saber que, quando digitarem as credenciais e tentarem entrar em suas contas, seus dados já terão sido roubados.

“Temos visto uma engenharia social cada vez mais sofisticada e focada não apenas em pessoas físicas, mas principalmente nas empresas pelo alto poder lucrativo do golpe. Para atingir as empresas, focam nos colaboradores, atacando principalmente por meio de phishinge arquivos maliciosos cada vez mais convincentes de que são reais e com alto poder de fisgar vítimas. Somente neste ano, nossa empresa bloqueou mais de 30 milhões de phishing e, nos últimos três meses, mais de 12 milhões de ameaças de malwares no Brasil”, enfatiza o CEO da PSafe, Marco DeMello.

Dicas de segurança

Para a prevenção destes golpes, a PSafe separou uma série de dicas que listaremos a seguir:

Continua após a publicidade
  • A primeira e principal dica é: tenha sempre uma solução de segurança instalada em seu dispositivo;
  • Evite clicar em links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem e redes sociais;
  • Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet e nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa;
  • Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais das empresas;