Site Bitcoin.org é invadido e exibe mensagem pedindo doação de criptomoedas

Site Bitcoin.org é invadido e exibe mensagem pedindo doação de criptomoedas

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 23 de Setembro de 2021 às 22h10
Envato/FabrikaPhoto

Na madrugada desta quinta (23) o site Bitcoin.org foi invadido por criminosos e ficou exibindo uma propaganda falsa, prometendo criptomoedas para os visitantes.

A propaganda falsa exibia os dizeres “a Fundação Bitcoin está devolvendo para a comunidade, mande Bitcoins para esse endereço e iremos devolver o dobro" e um QR Code que, quando escaneado, redirecionava os usuários para a página de pagamento. Durante o tempo em que a mensagem foi exibida no site, todas as outras funcionalidades e subpáginas dele ficaram indisponíveis.

Mensagem exibida durante a invasão do bitcoin.org. (Imagem: Reprodução/The Block)

Golpes que prometem para as vítimas retornos multiplicados de valores doados tem se tornado cada vez mais comuns na internet. Geralmente, os golpistas se passam por celebridades, como Bill Gates ou Elon Musk, e dizem que irão doar uma quantia enorme de dinheiro para quem fizer doações para as contas indicadas por eles.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No caso do ataque no site bitcoin.org, o endereço acessado a partir do QR Code recebeu um total de doações no valor de 0.40571238 Bitcoins, cerca de R$ 96 mil na conversão atual de bitcoin para real, segundo matéria publicada no Portal do Bitcoin. É possível que esse valor só fosse exibido como estratégia para convencer os visitantes a realizarem transferências para a conta dos invasores.

Comunidade cripto reage

Entusiastas de criptomoedas logo notaram a situação do Bitcoin.org e emitiram alertas pelas redes sociais, em especial no Twitter. O provedor responsável por hospedar o site, Namechap, foi logo alertado e em pouco tempo desabilitou o domínio.

O atual dono e operador da página, que atende pelo pseudônimo de Cøbra, só se manifestou sobre o incidente duas horas depois do ocorrido, comunicando que a invasão estava sendo investigada.

Ainda não há informações sobre como a invasão ocorreu, porém Cøbra acredita que os criminosos usaram uma falha na configuração DNS originada na migração da página para outro servidor, dois meses atrás.

O Bitcoin.org é o site mais antigo sobre criptomoedas. Ele foi criado por Satoshi Nakamoto, pseudônimo usado pelo criador do Bitcoin, e Martti Malmi em 2008. A página disponibiliza artigos e estudos sobre o ativo virtual, além de uma sessão com respostas para perguntas frequentes feitas sobre o mercado.

No fechamento desta matéria, o Bitcoin.org já estava 100% normalizado.

Fonte: Portal do Bitcoin

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.