Saiba como evitar vírus enviados pelo WhatsApp

Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Embora seja mais difícil, acontecimentos recentes provaram que é sim possível que um smartphone seja infectado por vírus através do WhatsApp. Geralmente, eles se escondem em vídeos e até em aplicativos que exibem a mesma interface do mensageiro, como foi o caso do “WhatsApp Gold” que, embora se passasse por uma versão mais avançada do WhatsApp, era programado para roubar os dados de qualquer um que realizasse seu download.

Assim, se você se preocupa com a segurança de seu WhatsApp e quer se livrar de vírus, confira dicas importantes a seguir.

Como evitar vírus pelo WhatsApp: evite abrir arquivos suspeitos

Recebeu uma mensagem incomum, um vídeo estranho e, principalmente, de alguém cujo contato não está nem salvo na sua agenda? Apague imediatamente o arquivo e não o abra em hipótese alguma. Isso pode evitar que mensagens infectadas com vírus se apossem de seu smartphone e captem dados importantes ou confidenciais.

Como evitar vírus pelo WhatsApp: mantenha o app atualizado

Outra dica para se livrar de vírus no WhatsApp consiste em manter o aplicativo sempre atualizado. Essa dica, inclusive, se estende a qualquer outro aplicativo, uma vez que, a cada atualização, os programas recebem melhorias em sua segurança.

Como evitar vírus pelo WhatsApp: ative a verificação em duas etapas

Essa é uma boa dica para se livrar de golpes no WhatsApp. Para fazer isso, é muito simples, basta acessar as configurações da conta em seu smartphone e, na opção “Verificação em duas etapas”, configurar uma senha que habilitará o recurso.

Acesse a Confirmação em duas etapas do WhatsApp em Configurações > Conta (Captura de tela: Ariane Velasco)

Como evitar vírus pelo WhatsApp: confira a legitimidade do aplicativo

Antes de baixar o aplicativo do WhatsApp, é importante verificar se ele realmente é original. Evite fazer o download em lojas que não são oficiais do Android ou iOS e observe sempre as avaliações e comentários de pessoas que já o utilizam.

Como evitar vírus pelo WhatsApp: instale um antivírus no celular

Outra boa maneira de evitar vírus no WhatsApp consiste em instalar um antivírus em seu smartphone, desde que ele seja baixado diretamente da loja oficial e tenha boas avaliações. A ferramenta é importante para impedir que o vírus tenha acesso a determinados dados, caso necessário.

E você, já caiu em algum golpe no WhatsApp? Se sim, como contornou a situação? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.