Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como baixar todos os dados que o WhatsApp coletou de você

Por| Editado por Bruno Salutes | 27 de Abril de 2018 às 13h20

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp (Android | iOS) permite que seus usuários consigam fazer o download de dados e configurações das próprias contas. O relatório gerado traz informações como os grupos em que o utilizador faz parte, contatos salvos, informações de perfil, termos aceitos, entre outros. Trata-se de uma medida voltada para atender a privacidade individual e descobrir quais dados o app coleta.

Sua utilização é gratuita, mas não imediata. A partir do menu de configurações do WhatsApp, é possível solicitar a emissão do relatório para download, que leva algum tempo para ficar pronto – o software prevê um prazo máximo de três dias, mas, na realidade, a espera pode levar desde poucos minutos até 24 horas, de acordo com a quantidade de usuários solicitando acesso às informações. Uma notificação é emitida assim que o processo é finalizado.

Continua após a publicidade

Algumas ações podem cancelar, sem aviso prévio, a confecção do relatório. Alterar o número de telefone do WhatsApp, registrar um novo aparelho ou excluir a conta no mensageiro interromperão o processo, obrigando o utilizador a realizar a requisição novamente, aguardando o prazo.

Uma vez pronto, o relatório fica disponível por “algumas semanas”, de acordo com a empresa, mas só reflete as informações disponíveis até o momento da solicitação. Os arquivos são disponibilizados nos formatos HTML e JSON. Veja, abaixo, como fazer a sua solicitação.

WhatsApp: como solicitar dados da conta

Passo 1: abra o WhatsApp em seu celular. No Android, clique no ícone com três pontos, no canto superior direito. No iOS, selecione “Ajustes”;

Passo 2: vá em “Configurações”;

Continua após a publicidade

Passo 3: nas configurações, selecione “Conta”;

Passo 4: em seguida, clique em “Solicitar dados da conta”;

Continua após a publicidade

Passo 5: leia as informações do app e pressione “Solicitar relatório”. O aplicativo enviará uma notificação quando estiver pronto.