Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Recebeu contato do INSS via WhatsApp? É golpe!

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Março de 2022 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/Informe Brasil
Reprodução/Informe Brasil

Os golpes por WhatsApp e SMS estão se tornando cada mais constantes no dia a dia do brasileiro, com muitos casos até mesmo utilizando instituições e órgãos públicos para tentar trazer mais credibilidade as mensagens fraudulentas. O INSS, uma das organizações utilizadas como tema desses crimes, em nota pública, explicou que não entra em contato com seus segurados por meio desses canais.

Segundo a nota do INSS, os golpistas estão se passando por uma suposta Central de Atendimento do órgão em mensagens enviadas a segurados por meio do WhatsApp. Nelas, os criminosos tentam obter dados pessoais dos beneficiários.

Continua após a publicidade

Para aumentar a credibilidade do golpe, os golpistas, que possuem algumas informações dos beneficiários, também apresentam supostos números de protocolo de atendimento, além de utilizarem a imagem da assistente virtual do “Meu INSS”, a Helô.

Dicas para evitar cair no golpe do INSS

O INSS, em comunicado público, informa que a Helô só pode ser acessada pelo Meu INSS, além de só solicitar duas informações para o atendimento na plataforma: o nome e o CPF do segurado. Além disso, o órgão informa que nunca entra em contato direto com pessoas para pedir qualquer tipo de documento pessoal, muito menos fotos de documentos.

Continua após a publicidade

O órgão também destaca que os beneficiários devem ter as seguintes dicas em mente para evitar qualquer problema relacionado a esse tipo de fraude:

  • Mantenha sempre atualizados os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço no INSS. Esse processo pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
  • Caso receba qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
  • Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
  • A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);

Por fim, o INSS também disponibiliza uma página para denúncias de golpes utilizando o nome da organização, e recomenda que, em caso de uma pessoa ser vítima dessas fraudes, registre o Boletim de Ocorrência sobre o crime e envie para o órgão.

Fonte: INSS