Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

Proteja-se: Golpe da Portabilidade do Celular faz novas vítimas

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Pexels/William Fortunato
Pexels/William Fortunato

Cibercriminosos estão cada vez mais criativos na hora de conseguir informações de possíveis vítimas de suas fraudes. A mais nova estratégia é o golpe da portabilidade, que usa a mudança de operadora de telefonia móvel para roubar contas em redes sociais. O novo golpe já fez pelo menos duas vítimas, que perderam o acesso a diferentes plataformas, principalmente o Instagram.

Uma delas é a influenciadora digital Marissa Ferreira, que perdeu sua conta no Instagram, onde tinha mais de 280 mil seguidores, e que era uma importante fonte de renda para ela. De acordo com a influencer, ela ficou sem sinal no celular enquanto fazia um trabalho, pouco depois, foi desconectada da rede social e não conseguiu mais acessá-la.

De acordo com Ferreira, após a invasão, as pessoas que tomaram conta do perfil começaram a enviar mensagens para seguidores dela, pedindo que eles depositassem valores em dinheiro. Segundo os golpistas, o depósito garantiria à vítima o retorno do dobro do valor que fosse depositado, em um golpe bastante comum nas redes sociais conhecido como “Pirâmide do Pix”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Jornalista de São Paulo foi vítima do golpe da portabilidade

Outra vítima foi o jornalista e apresentador da EPTV, afiliada da Rede Globo na região de Campinas, Danilo Scochi. Ele soube do golpe através da própria operadora, que avisou a ele que alguém havia feito a portabilidade do número de telefone dele para outra operadora em nome dele. Com acesso ao telefone do comunicador, os golpistas tiveram facilidade em roubar suas contas nas redes sociais.

Assim como no caso de Marissa Ferreira, a conta de Scochi foi usada para promoção da Pirâmide do Pix. De acordo com o próprio jornalista, diversos de seus pouco mais de 11 mil seguidores acabaram caindo neste golpe e perdendo dinheiro. O mesmo aconteceu com uma parcela dos mais de 280 mil seguidores da influenciadora cearense.

Como funciona o golpe da portabilidade?

O golpe da portabilidade é ao mesmo tempo simples e bastante sofisticado. Nele, os criminosos descobrem o número do celular das vítimas e pesquisam qual é a operadora. Depois disso, os bandidos entram em contato com outras operadoras solicitando a mudança daquele número para aquela operadora.

Depois que o processo é realizado, os bandidos têm maior facilidade para roubar contas de redes sociais, principalmente no Instagram, que é a plataforma mais visada. Em geral, eles usam a opção “Esqueci minha senha”, recebendo um SMS com um código que permite a redefinição das credenciais. Como o chip com o número está em poder dos criminosos, eles recebem a chave.

Caso seja vítima deste golpe, o ideal é avisar o maior número de pessoas sobre o ocorrido, vale pedir para que pessoas de confiança façam postagens informando sobre o golpe. É importante entrar em contato com as redes sociais o mais rápido possível. Também é recomendado entrar em contato com uma delegacia de crimes digitais e abrir um boletim de ocorrência.

Fonte: G1 e A Cidade On